O seminarista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4.2 Personagens Principais

EUGÊNIO: É o protagonista, o seminarista, a que o titulo se refere. “O rapaz era alvo, de cabelos castanhos, de olhar meigo e plácido, e em sua fisionomia como em todo o seu ser transluziam indícios de uma índole pacata, doce e branda. Além disso mostrava grande pendor para as coisas religiosas;

MARGARIDA: Afilhada dos pais de Eugênio, “era morena, de olhosgrandes, negros e cheios de vivacidade, de corpo esbelto e flexível com o pendão da imbaúba; ” por sua graça e gentileza, extrema docilidade e precoce vivacidade, era mui querida por todos;

4.3 Personagens Secundários

CAPITÃO FRANCISCO ANTUNES: Pai de Eugênio, “fazendeiro de medianas posses. Trabalhador, bom e extremoso pai de família, liso e sincero em seus, partidista firme e cidadão semprepronto para os ônus públicos “.Revela-se um homem capaz de mentir e enganar o próprio filho , para defender o status e os interesses familiares.

Sra. ANTUNES: Mulher boa e carinhosa, era mãe de Eugênio. Muito religiosa tinha o espírito propenso a acreditar em superstições e agouros.

D. UMBELINA: Mãe de Margarida, “era uma matrona gorda e corada, de rosto sempre afável e prazenteiro [...] efora casada com um alfares de cavalaria.”

PADRE-MESTRE: É o responsável direto pela formação de Eugênio no seminário. Alia-se ao pai do rapaz e, além de pedir por ela, sustenta mentira que engana o jovem até o capítulo XXII.

LUCIANO: rapaz apaixonado por Margarida e rejeitado por ela. Discute com Eugênio no mutirão. “Um moço que teria com rigor os
seus vinte e cinco anos, de bonita eagradável presença, tropeiro e bem principiado, que já tinha alguns lotes de burros no caminho do Rio, e que além de tudo se tinha em grande conta de bonito, de rico e de bem nascido, pelo que não deixava de ser sumamente ridículo, quando não era insolente.”

4.4 ESPAÇOS
Terras do Sr. Antunes: Local onde Eugênio mora com seus pais, e lá também encontrava- se as casa dos agregados destes ”Junto áponte de um lado e outro do caminho, vinham-se suas corpulentas paineiras, cujos galhos entrelaçando-se no ar, formavam-se uma arcada de verdura, á entrada do campo onde pastava o gado”.

Seminário: Encontrava-se em Congonhas do Campo ” um grande edifício de sobrado, cuja a frente se atravessa a pouca distância por trás da igreja, tendo nos fundos mais um extenso lance, pátio e uma vasta quinta. Dasjanelas do edifício se descortina o arraial, e a vista se derrama por um não muito largo, porém formoso horizonte . Colinas bastantemente acidentadas, cobertas de sempre verdes pastagens e marchetadas aqui e acolá de alguns capões verdes escuros formam os aspectos geral do país. Por entre elas entende-se profundos vales, e deslizam torrentes de águas puras e frescas á sombra de moitas deverduras e bosquetes matizados de uma infinidade de lindas flores silvestres .”

Quarto de Margarida: Neste local ocorre o desfecho da historia ”No quarto da enferma, apesar da sua pobre simplicidade, reinava uma ordem e anseio que contrastava com um aspecto miserável do resto da casa. O leito bem composto era guarnecido de um transparente cortinado cor-de-rosa, e em frente dele uma pequena mesa dejacarandá de pés torneados , via-se um lindo oratório dourado, diante o qual ardia uma vela de cera entre duas jarras cheias de viçosas e fragrantes flores. Parecia mais uma gruta mística e perfumada, um voluptuoso ninho de amor, do que o quarto de uma maribunda.”

4.5 Tempo


4.6 Foco Narrativo
A uma légua, pouco mais ou menos, da antiga vila de Tamanduá, na província de MinasGerais, e a pouca distância da estrada que vai para a vizinha vila da Formiga, via-se, há de haver quarenta anos, uma pequena e pobre casa, mas alva, risonha e nova. Uma porta e duas janelinhas formavam toda a sua frente.

Um estreito caminho, partindo da porta da casa, cortava o vargedo e ia atravessar o capão e o córrego, por uma pontezinha de madeira, fechada do outro lado por uma tronqueira...
tracking img