Osciloscopio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
o

























































































1. Introduçãoteórica


O osciloscópio é um instrumento de medida eletrônica que cria um gráfico bi­dimensional visível de uma ou mais diferença de potencial. O eixo horizontal do monitor normalmente representa otempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O eixo vertical comumente mostra a tesão. O monitor é constituído por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela. podemoscontrolar a velocidade em que este ponto se deslocam na tela. A aplicação mais comum do osciloscópio permite projetar gráfico da trajetória do ponto mas também permite obter os valores instantâneos desinais elétricos, a medição de tensões e correntes elétricas, e ainda freqüências e diferenças de fase de oscilações.



2. Objetivo da experiência


Verificar utilizando o ociloscópio, as formasde onda senoidal, triangular e quadrada.



3. Material utilizado


­ Ociloscópio digital
­ Gerador de função
­ Multímetro



4. Procedimentos


Ligamos o osciloscópio com aentrada vertical conectada à saída de calibração, através de
uma ponta de prova.Verificamos a atuação de cada controle em seguida ajustamos a fonte de tensão com o voltímetro para os valoresespecificados na tabela. Medimos cada valor com o osciloscópio, anotando a posição do atenuador vertical e o número de divisões do deslocamento.
Ajustamos o gerador de funções para asfreqüências especificadas na tabela com amplitude máxima para as forma de ondas senoidais, quadrada e triangular. Medimos cada freqüência com o osciloscópio, anotando respectivamente a posição davarredura e o número de divisões ocupadas pelo período.

5. Tabelas obtidas


5.1 Formato de onda senoidal


­ Eixo vertical

| | |...
tracking img