O racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O racismo expressa-se como a afirmação de superioridade e preconceito perante uma raça ou grupo diferente e/ou especifico. Todo este pensamento de superioridade e preconceito pode conduzir aotratamento injusto de certas pessoas de determinada raça ou religião, manifestando-se como discriminação, violência e até mesmo abuso verbal.
Nos dias de hoje, ouve-se muita gente dizer: “vão trabalharpara a vossa terra, vêm para cá matar e roubar” ou então “chineses mudam-se para o nosso país para tirar os lugares a quem trabalha, e mandam nisto tudo”, estas criticas e/ou doutro tipo relacionado comestas são ouvidas repetidamente, e são muitas vezes ditas sem fundamento.
São diferenciados com base num conjunto de caracteres físicos, morais e intelectuais.
Esta intolerância é uma falta derespeito perante esses seres humanos, pelas suas práticas e convicções e esta, aparece quando alguém recusa deixar outras pessoas agirem de maneira diferente e de partilharem opiniões diferentes.
Comodito anteriormente, o preconceito é frequentemente constituído sem fundamento e, no entanto, é aceito sem ser posto em causa.
Torna-se estupido e imaturo, o desprezo por alguém antes mesmo de saber oque quer seja sobre eles, até porque todos nascemos da mesma maneira, independentemente da nossa cor de pele, olhos ou até mesmo das nossas crenças… o que muda é a nossa personalidade, não a nossaessência.
Contudo, cada pessoa tem o seu modo de pensar, e alguma razão válida para ser racista, e essa razão varia de pessoa para pessoa, de grupo para grupo e até mesmo de sociedade para sociedade,e algumas dessas razões passam por influencias, experiencias, vivencias e até traumas.
No entanto, não existe nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só conhece apenase só uma raça: a raça humana, logo qualquer que seja a origem, cor de pele, cor de olhos, religião ou crença, o ser humano não deve ser rotulado por raças como as várias espécies de animais, ou...
tracking img