Unilever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo, trazer à tona informações sobre uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, como produtos de higiene pessoal e de limpeza, assim como alimentos, chegando até a produção de sorvetes.

Atualmente, a Unilever estápresente em 100% dos lares brasileiros e com operações em mais de 180 países. Seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios. A empresa existe a 83 anos, sendo 80 anos presente no Brasil.



1. HISTÓRIA

A história da UNILEVER começou no século XIX, em 1884, na pequena cidade de Bolton na Inglaterra. William Hesketh Lever e seus irmãos fundaram na cidade a Lever Brothers,dispostos, a princípio, a vender sabões à moda antiga.

A marca UNILEVER surgiu em 1º de janeiro de 1930, através da fusão da Lever & Co (também conhecida como Lever Brothers) e da Margarine Unie. A empresa de William Heskett Lever e seus irmãos já produzia o popular sabão Sunlight, que era vendido em um tamanho padrão, ajudando a clientela a identificar o produto. O sucesso foi tão grandeque pouco tempo após a criação do Sunlight a empresa abriu sua primeira fábrica própria e, após oito anos do surgimento do produto, passou a ter um dos sabões mais vendidos no mercado.

Para conseguir suprir a demanda, a Lever Brothers também investiu na plantação de palmeiras na África, para conseguir óleo vegetal e, na compra de uma frota de baleeiros, para óleo animal. Como a demandapor esses dois tipos de óleo começou a aumentar muito, a Lever Brothers resolveu entrar também no mercado de alimentos. A opção pela margarina foi o quê juntou a história da Lever com a Margarine Unie, empresa holandesa pertencente à Jurgens e Van der Bergh. Ao invés de disputarem o mercado, preferiram unir suas forças para constituir uma única empresa, a fim de expandir seus horizontes.

Namesma década da fusão, a empresa resolveu expandir seus horizontes para a América Latina, adquirindo ou associando-se a empresas de produtos de limpeza, higiene e/ou alimentação locais. Durante a II Guerra Mundial, a empresa teve muitas dificuldades com as divisões ao redor do mundo, entretanto continuou investindo em marcas locais e fortalecendo sua posição no mercado. Ao final da guerra, aUNILEVER começou a se desenvolver em vários setores, lançando uma variedade grande de novos produtos, desde shampoos até margarinas.

Durante a década de 70 foi realizada uma das aquisições mais importantes para a empresa, que foi a da compra da tradicional marca de chás Lipton. O ritmo de aquisições da empresa foi muito intenso durante vários anos, o quê levou a empresa a ter aproximadamente900 marcas diferentes em sua linha de produtos. A diminuição do portfólio ocorreu de forma gradativa, já que o principal objetivo se tornou focar apenas em determinados segmentos e marcas.

Em 1977, com nove membros da Comunidade Econômica Europeia, a Unilever passa a empregar 177.000 mil funcionários em 200 escritórios e fábricas, investindo cerca de £30.000 em ativos fixos, em um ano e,gastar cerca de £1 bilhão em suprimentos.

No ano de 1984, a empresa anunciou o Núcleo de Estratégias de Negócios e as grandes aquisições e vendas ao decorrer da próxima década. Seguindo mesmo caminho, lançaram o Núcleo de Valores de Negócios, em 1995, tendo como principal valor a eliminação de gorduras trans de seus produtos. Isso foi uma resposta rápida à pesquisa que sugeria que oefeito desse tipo de gordura é tão prejudicial à saúde quanto às gorduras saturadas.

A Unileverfaz um compromisso ambicioso, em 1996, e começa a trabalhar com a WWF para estabelecer um programa de certificação para a pesca sustentável conhecido como Conselho de Administração Marinha (Marine StewardshipCouncil – MSC).

O Instituto de Saúde Unilever, centro de excelência em nutrição,...
tracking img