Contextualizando o uso de drogas na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM
MÓDULO II
ADRIANA ALMEIDA DE OLIVEIRA

FORTALEZA - CEARÁ

MÓDULO II: ATIVIDADE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM
CONTEXTUALIZANDO O USO DE DROGAS E FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO NA ESCOLA

1-Contextualizando nossa escola
A Escola Municipal Moreira da Rocha situada na Lagoa Redonda, na Avenida Odilon Guimarães Nº 3860,na cidade de Fortaleza, estado doCeará. Renovado seu reconhecimento pelo parecer de Nº1093/2004 com validade até 31/12/2007, sendo prorrogado por mais seis meses, tendo como diretora a professora Andréa Rodrigues Bastos, vice-diretora Adriana Almeida de Oliveira, coordenadores pedagógicos José Erisvaldo Soares da Silva e Roberto Falcão de Almeida, secretária Clezita Maria Moreira Ferreira. Hoje com 856 alunos nos três turnos:Manhã e Tarde, no Ensino Fundamental I e II e Noite com 6º ao 9º ano e EJA II e EJA III (Educação de jovens e adultos).
A referida escola tem 53 anos de existência ,é uma das mais antigas escolas da região. Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Conhecer a comunidade em que está inserida (e, portanto, suaclientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção no ambiente social.
A clientela da Escola EMEIF Deputado Moreira da Rocha não diferedas de outras escolas públicas da periferia de Fortaleza: crianças carentes oriundas de famílias pobres, falta de espaço na escola, problemas com disciplina e aprendizagem.
Para fazermos o diagnóstico da nossa escola trabalhamos com seus segmentos e coletamos alguns resultados importantes: Na área estrutural e física o que temos como pontos fortes uma quadra esportiva de bom tamanho e um serviçode drenagem na parte interna da escola. Como pontos de estrangulamento temos nossos banheiros em locais inadequados, não existem salas de professores e diretoria, a secretaria tem pouco espaço para um funcionamento adequado. As principais necessidades são :
Melhorar a estrutura física da escola e proporcionar uma mudança total da rede elétrica.
Na área Administrativa temos como pontosfortes um número razoável de funcionários, um núcleo gestor flexível e um Conselho Escolar atuante. Temos como pontos de estrangulamento a falta de um acompanhamento adequado aos alunos indisciplinados e de alunos com problemas de aprendizagem. As principais necessidades são: fazer uma avaliação institucional para detectar os problemas que enfraquecem o bom andamento da escola.
Na áreapedagógica temos como pontos fortes: professores comprometidos e capacitados, alunos assíduos, a presença de uma coordenação pedagógica que conta com dois profissionais. E como pontos de estrangulamento alguns professores ainda não participativos, salas de aula superlotadas, baixo nível no rendimento escolar em algumas disciplinas e carência de professores principalmente de hora/aula. As principaisnecessidades: melhoria dos índices de aprendizagem, reposição do material pedagógico e manutenção dos aparelhos de trabalho da secretaria que servem também como apoio pedagógico.
Na área relacional os pontos fortes são: o bom relacionamento de professores, funcionários, alunos e direção, envolvimento de algumas pessoas da comunidade. Pontos de estrangulamento: falta integração de algunsprofessores nos eventos. Principais necessidades: um curso de relações humanas para professores e funcionários.
2- Panorama do uso de drogas no contexto escolar
A EMEIF Moreira da Rocha atende aos alunos, em sua maioria, oriundos da favela denominada “São Miguel”. Esta favela localiza-se no bairro Lagoa Redonda onde a escola fica instalada. Nesta favela o índice de violência gerado pelas drogas é...
tracking img