O racionalismo de renedescartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Racionalismo de Descartes e o Empirismo de David Hume

O Racionalismo de Descartes e o Empirismo de David Hume (apontamentos)

1
Disciplina de Filosofia 11º ano (prof. Daniel Bordalo) _________________________________

O Racionalismo de Descartes e o Empirismo de David Hume O racionalismo de Descartes O projeto da fundamentação rigorosa do saber.
“Há já algum tempo que eu me apercebide que, desde os meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podiam ser senão muito duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez na minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se quisesseestabelecer algo de firme e de constante nas ciências”
Descartes, meditações sobre a filosofia primeira, Coimbra, Almedina, 1976

As opiniões a que Descartes se refere são as crenças que constituem o conhecimento que até então conheceu, uma vez que este conhecimento é baseado nos sentidos. A intenção de Descartes é a de começar tudo de novo, de inspecionar os conhecimentos transmitidos, que são osaber do seu tempo. Descartes parece um filósofo descontente e desiludido com o conteúdo dos conhecimentos da época. Contudo, as aparências iludem, visto que manifesta um grande apreço pelos conhecimentos matemáticos. O conhecimento matemático é um conhecimento puramente racional que não depende da experiência. É um conhecimento do tipo dedutivo em que os raciocínios se encadeiam de forma lógica erigorosa. É por isso que Descartes pretende aplicar o modelo de raciocínio matemático à atividade filosófica. Este aspeto da matemática também demonstra que Descartes não pode ser considerado um céptico, pois ele não afirma que nada pode ser conhecido. Pelo contrário, ele até realça a importância do conhecimento matemático. Racionalismo: corrente filosófica que atribui um valor superior a razão,defendendo que os nossos conhecimentos verdadeiros procedem dela e não da experiência dos nossos sentidos.

2
Disciplina de Filosofia 11º ano (prof. Daniel Bordalo) _________________________________

O Racionalismo de Descartes e o Empirismo de David Hume
Descartes quando afirma «começar tudo de novo desde os fundamentos» quer dizer que pretende submeter o saber da sua época a uma inspeçãoradical, não aceitando como verdadeiro nada que não reconheça clara e distintamente como sendo verdadeiro. Resumindo, a atitude de Descartes perante o saber do seu tempo pode caracterizar-se segundo dois pontos: - O conjunto dos conhecimentos, que constituem o sistema de saber ou o edifício científico tradicional, está assente em bases frágeis. - Esse edifício científico é constituído porconhecimentos que não estão na sua devida ordem, que não estão devidamente ordenados. Assim sendo, o objetivo de Descartes é o de provocar uma reforma profunda no entendimento humano. O homem deve assegurar que todos os conhecimentos devem estar constituídos por bases sólidas. Daqui resulta que a fundamentação do saber e a ordenação são as duas exigências essenciais da crítica cartesiana a respeito do saberdo seu tempo.

A importância da dúvida
“… Aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opiniões. Ora, não será necessário, para alcançar esse desígnio, provar que todas elas são falsas, o que talvez nunca levasse a cabo (…). Mas visto que a ruína dos alicerces carrega necessariamente consigo todo o resto do edifício, dedicar-me-ei inicialmente aosprincípios sobre os quais todas as minhas antigas opiniões estavam apoiadas.”
Descartes, meditações sobre a filosofia primeira, Coimbra, Almedina, 1976

Neste aspeto, com Descartes trata-se de começar tudo de novo, de encontrar um princípio que resista a todas as tentativas de o pôr em causa. Este princípio será o alicerce onde todo o conhecimento repousará. Este princípio deve ter as seguintes...
tracking img