Bernardino ramazzini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bernardino Ramazzini:

Bernardino Ramazzini nasceu, na Itália, em Carpi, na Emilia-Romagna, a 18 quilômetros de Módena, no dia 4 de outubro de 1633. Desenvolveu sua formação escolar básica em escola jesuítica da mesma cidade, indo aos 19 anos para a Universidade de Parma, a fim de completar sua formação em Filosofia. Cursou posteriormente Medicina na mesma universidade, onde graduou-se em 21 defevereiro de 1659, com pouco mais de 25 anos. Na Itália, desde o século XIII, os estudos filosóficos de três anos de duração antecediam, obrigatoriamente, a formação acadêmica e prática do médico.

Sentindo a necessidade de prosseguir seus estudos e ampliar sua experiência prática, Ramazzini fixou-se por alguns anos em Roma, onde, acompanhado de seu mestre Antonio Maria Rossi, trabalhou emdiversos hospitais da cidade. Afirmam alguns que, nesta primeira fase de sua vida profissional, Ramazzini teria também trabalhado alguns anos nas comunidades de Canino e de Marta, na província de Viterbo.

 Consta que Ramazzini, durante seus primeiros anos de prática profissional, teria então adoecido, aparentemente por malária-quartã, com crises de icterícia, o que o forçou a retornar à casa deseus pais, em Carpi.

 Após seu casamento com Francesca Righi, com quem teve três filhos, Ramazzini estabeleceu-se como médico prático, em Módena, onde, a partir de 1671, exerceu a profissão em tempo integral, tendo adquirido grande reputação como médico e cientista interessado em temas de Física e áreas afins. A fase de sua vida em Módena vai de 1671 a 1700. 

Na procura de cérebrosprivilegiados e brilhantes para formar os quadros daquela novel Universidade de Módena, o Duque Francesco II d’Este, em 1682, convidou Ramazzini para lecionar na cadeira de Medicina Teórica, e depois de três anos, nas cadeiras de Medicina Teórica e de Medicina Prática. Então com 49 anos, Ramazzini permaneceu lecionando por longos 19 anos.Foi este, seguramente, o tempo de vida profissional mais profícuo,época em que publicou regularmente inúmeras observações e estudos em vários campos da Medicina e de outras ciências, tanto na forma de artigos como na de livros, Ramazzini começa a se tornar mais conhecido e reconhecido fora de sua região e país, vindo, em 1690, a tornar-se membro da prestigiosa "Academia Caesario-Leopoldina dos Curiosos da Natureza", em Viena, para a qual foi eleito, com a idade de57 anos. Nesse ambiente, foi-lhe atribuído o cognome de "Hipócrates III", posto que lesse assiduamente Hipócrates em grego, e conhecesse sua vida e obra, como poucos. Torna-se amigo e confrade de cientistas como Marcello Malpighi (1628-1694), Giovvani Lancisi (1654-1720), Gottfried Leibniz (1646-1704) - entre outros - com quem muitas vezes encontrou-se na Itália, mantendo, ademais, ativacorrespondência com muitos deles, nessa época, ano acadêmico de 1690/91, Ramazzini inicia no curso médico de Módena, suas aulas sobre a matéria que denominou De Morbis Artificum - as doenças dos trabalhadores. Suas observações e apontamentos de aula, mais tarde constituidores de seu "diatriba" - tratado - que intititulou De Morbis Artificum Diatriba, resultaram da amalgamação de uma sólida bagagem deerudição na literatura histórica, filosófica e médica disponível - como se verá adiante -, com as observações colhidas em visitas a locais de trabalho, e entrevistas com trabalhadores.

Conforme relato feito pelo próprio Ramazzini, o despertar do seu interesse pelas doenças dos trabalhadores e pela elaboração de um texto voltado para este tema deu-se a partir da observação do trabalho dos "cloaqueiros",em sua própria casa, em Módena. Esses trabalhadores tinham a tarefa de esvaziar as "cloacas" ("fossas negras") que armazenavam fezes e outros dejetos, como aliás ainda era feito rotineiramente, há até não muito tempo atrás, em diversas cidades brasileiras, e excepcionalmente por trabalhadores de empresas de saneamento básico.

Em 1700, ano da publicação em Módena, da primeira edição do De...
tracking img