Bernardino ramazzini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bernardino Ramazzini, nascido em 3 de outubro de 1633 em Carpi, foi um médico italiano e prevencionista. É considerado o pai da medicina do trabalho por ser o pioneiro a explorar essa área eregistrá-la em sua obra De morbis artificum diatriba, escrita em 1700 foi traduzida em vários idiomas sendo esta sua mais importante contribuição pra medicina. Em Pádua lançou uma segunda edição ampliada com otítulo De morbis artificum diatriba / Nunc accedit supplementum … ac dissertatio de sacrarum virginum valetudine tuenda (1713).
Formado em filosofia e medicina em Parma, escrevia extensamente sobremedicina geral, clínica médica, epidemiologia, sanitarismo, meteorologia, ciências, filosofia, história, letras, poesia, literatura e artes e foi membro de várias sociedades e academias. Dadosinformam que são conhecidas 16 conferências e 42 trabalhos científicos feitos por ele. Ao todo escreveu sobre 54 ocupações diferentes, especialmente dedicando-se às intoxicações químicas e aos desconfortosdo ambiente de trabalho, mas também abordou temas preocupantes como postura, sedentarismo e excesso de esforços.
Outro marco na medicina foi sua humildade e seu humanismo ao visitar os lugares maispobres e sujos, sendo por ele considerado uma das piores moléstias a pobreza. Em sua concepção era melhor prevenir do que remediar tendo ele criado a pergunta mais importante para a prática dasanamneses clínicas: "Qual é a sua profissão"?
Como médico foi percussor no estudo do quinino para o tratamento de malária durante suas pesquisas sobre a doença (1690-1695). Também desenvolveu importantespesquisas em substâncias venenosas em determinados alimentos humanos e animais.
Como clínico geral, possuía várias especialidades: oftalmologia, estomatologia, dermatologia, gastrenterologia,hematologia, neurologia, pneumologia, cancerologia, ginecologia, obstetrícia, além de ergonomia, biorritmo e os agentes físicos como ruído e calor.
Bernardino contraiu malária no Lácio, onde exercia...
tracking img