Vida e Obra:
Dr. Bernardino Ramazzini

Bernardino Ramazzini, nasceu em Carpi, em 4/10/1633, graduado em Medicina em Parma, em 1659. É o pai da Medicina Ocupacional por ter escrito o primeiro tratado sobre enfermidades profissionais: De morbis artificum diatriba (1700), traduzida e editada para vários idiomas e, certamente, sua mais importante contribuição à medicina.

Durante sua vida escreveu largamente sobre medicina geral, clínica médica, epidemiologia, sanitarismo, meteorologia, ciências, filosofia, história, letras, poesia, literatura e artes e foi membro de várias sociedades e academias. Ao todo são conhecidos 16 conferências e 42 trabalhos científicos, incluindo sua obra prima De morbis artificum diatriba.

Antes de escrever e editar sua obra-mor, ele visitou muitos centros de trabalho, onde observou os procedimentos e técnicas empregadas, como também os materiais e as substâncias que se utilizavam nos processos produtivos. Além disso, também entrevistava e perguntavaaos trabalhadores acerca das moléstias e enfermidades que lhes atacavam, como evoluíam etc, e relacionou os riscos à saúde dos trabalhadores ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes.

Conforme relato feito pelo próprio Ramazzini, o despertar do seu interesse pelas doenças dos trabalhadores e pela elaboração de um texto voltado para este tema deu-se a partir da observação do trabalho dos "cloaqueiros", em sua própria casa, em Módena. Esses trabalhadores tinham a tarefa de esvaziar as "cloacas" ("fossas negras") que armazenavam fezes e outros dejetos, como, aliás, ainda era feito rotineiramente, há até não muito tempo atrás, em diversas cidades brasileiras, e excepcionalmente por trabalhadores de empresas de saneamento básico.

Ele foi médico dos trabalhadores e seu consultório era o local de trabalho.
Seu humanismo e humildade, além da freqüência periódica aos mais sujos locais de trabalho constituem um marco na medicina. Achava que é melhor [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Bernardino ramazzini. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bernardino-Ramazzini/181472.html

MLA

"Bernardino ramazzini" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bernardino-Ramazzini/181472.html>.

MLA 7

"Bernardino ramazzini." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bernardino-Ramazzini/181472.html>.

CHICAGO

"Bernardino ramazzini." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bernardino-Ramazzini/181472.html.