A vida de bernardino ramazzini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sem percebemos esses materiais acabam atrasando ou acelerando nosso rendimento, sem contar a temperatura ambiente, a poluição visual e sonora.
É disso que se trata a Ergonomia o estudo do ser humano em seu ambiente de trabalho, analisando aquilo que prejudica e melhora o seu rendimento e criando métodos eficazes e inovadores para melhorá-lo ainda mais. 

A Ergonomia

Definição

Derivada daspalavras gregas ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, regras, normas), ou seja normas para o trabalho. A ergonomia é definida de várias maneiras:

“A ergonomia estuda as relações do homem durante o trabalho com o seu ambiente natural”. Wojciech Jastrzebowski(criador do termo)

A ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria e asociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem. A realização de tais objetivos, do nível industrial, propicia uma facilidade e um rendimento do esforço humano. Leplat, J.

A ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objetivo é a organização dos sistemashomens-máquina (1972).Murrel, K.F.

A ergonomia pode ser definida como o estudo cientifico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965).Self

“É o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho”. International Ergonomics Association (IEA)

“É uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementosou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de melhorar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”. Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO)

Esta última foi aprovada por unanimidade na Reunião do Conselho Científico da International Ergonomics Association em San Diego, USA.

Em resumo a ergonomia nada mais é do que o estudo da relação homem -trabalho, que visa aplicar as tecnologias necessárias para a boa execução do trabalho pelo homem, gerando ao homem certa medida de saúde, segurança e conforto ao exercer suas atividades.

História da Ergonomia

A ergonomia embora pareça ser uma ciência nova vem do começo do desenvolviemnto da espécie. Australopithecus Prometheus selecionava seixos dos ossos de antilopes para fazer suas ferramentasnuma clara exposição de selecionar e criar objetos para que suas tarefas ficassem mais faceis de serem realizadas. Existem também no Museu do Louvre papiros egípcios que denotam recomendações de natureza ergonômica para a construção de utensílios de construção civil, assim como desenhos de arranjos organizacionais para o canteiro de obras de pirâmides.

O médico italiano BernardinoRamazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de 1700 "De Morbis Artificum" (Doenças do Trabalho). Ramazzini foi discriminado por seus colegas médicos por visitar os locais de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus problemas. O termo ergonomia assim também como sua definição foi criado em 1857 pelo professorpolonês Wojciech Jastrzebowski, em seu artigo “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”.

No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou seu livro “Administração Científica”, com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas. Mediante aumento e redução do tamanho e peso de uma pá de carvão, até que a melhor relação fossealcançada, Taylor triplicou a quantidade de carvão que os trabalhadores podiam carregar num dia. Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian, no início do anos 1900s, expandiram os métodos de Taylor para desenvolver "Estudos de Tempos e Movimentos” que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias. Ao aplicar tal abordagem, Gilbreth reduziu o número de movimentos no...
tracking img