Narradore de jave

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha Técnica – Narradores de Javé (Brasil/ 2003/ 100 min.)
Direção
Eliane Caffé
Roteiro
Eliane Caffé
Luis Alberto de Abreu
Elenco
José Dumont .... Antônio Biá
Matheus Nachtergaele .... Souza
Nélson Dantas .... Vicentino
Rui Resende .... Vado
Gero Camilo .... Firmino
Luci Pereira .... Deodora / Mariardina
Nelson Xavier .... Zaqueu
Altair Lima .... Galdério
Alessandro Azevedo.... Daniel
Henrique Lisboa .... Cirilo
Maurício Tizumba .... Samuel
Orlando Vieira .... Gêmeo
Roger Avanzi .... Outro

Introdução

Nesse artigo, faremos uma análise de um filme que para muitos, a primeira vista pode parecer apenas mais uma comédia dramática, porém fala de assuntos muito importantes. Veremos a seguir através de alguns tópicos, uma analise do filme Narrador de Javé, dirigidopor Eliane Caffé, e escrito por Eliane Caffé e Luis Alberto de Abreu, associando algumas questões abordadas nessa obra a alguns movimentos da História Moderna, como o Positivismo, de Auguste Comte, e também fazendo comparações de fatos ocorridos no filme com, algumas questões bastante abordadas atualmente no Brasil.

Crítica do Filme

O filme Narradores de Javé, conta a história de Javé, umpovoado localizado na Bahia, e de sua pequena população, que vê seu vilarejo ameaçado de extinção, devido à construção de uma represa que ira inundar toda a cidade, fazendo assim com que seus habitantes abandonem seus lares. A última esperança da cidadezinha é conseguir provar que a cidade tem uma grande importância histórica para que a cidade seja considerada um patrimônio histórico, sendo assimimpedindo a construção da represa.
O grande problema de Javé, é que sua história nunca havia sido registrada. Aí que entra em cena o personagem principal do filme, o carteiro Antonio Biá, um antigo morador da cidade que havia sido expulso, devido a diversos fatos que havia inventado, caluniando os moradores de Javé. Ele enviava várias cartas para pessoas de outras cidades fazendo fofocas sobre osmorados do vilarejo, tudo isso para salvar o seu emprego de carteiro que estava ameaçado, devido ao fato da grande maioria da população da cidade ser analfabeta, e por isso não tinha um fluxo de envio de cartas para manter o correio naquela cidade, porém, com o aumento das cartas, que ele mesmo escrevia, o correio acabou sendo mantido, e salvou seu emprego.
Assim os moradores da cidadezinha, acabamtendo a idéia de pedir para Biá, através dos relatos dos próprios moradores da cidade, escrever um livro sobre a grandiosa história daquela cidade, mostrando através de fatos científicos, que Javé merecia ser tombada como patrimônio histórico, impedido a construção da represa. O grande problema, é que quando Antonio Bia começa a escrever o livro ele percebe que todas as histórias que lhe eramrelatadas, mereciam certa desconfiança de sua veracidade, já que cada morador tem uma versão diferente da fundação do vilarejo.
Através desses elementos o filme aborta de forma cômica, a realidade de muitas cidades brasileiras, que muitas vezes se vêem ameaçadas de destruição, de terem seus moradores retirados, e expulsos de forma injusta e violenta, para dar lugar a grandes obras do Governo etambém de grandes empresas, tudo isso, justificado pela necessidade de progresso da região, onde podemos associar com os conceitos do Positivismo.
O filme também mostra a importância e a dificuldade de se fazer uma pesquisa cientifica, através da tentativa frustrada de Antonio Bia de fazer o “Dossiê de Javé”. Também é abordada a questão da ética, ou da falta dela, que e ilustrada, durante todo o filme,principalmente nas atitudes de seu personagem principal.
No final do filme, após o fracasso do plano de escrever a historia de Javé, a população, mesmo que a contragosto, se vê obrigada a abandonar a cidade que já começa a se encher de água, devido à construção da represa, sendo assim a cidadezinha deixará de existir sem nenhum registro histórico documentado, restando apenas às memórias...
tracking img