O que os pais podem fazer quando seus filhos tem problemas na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

De acordo com os ensinamentos marxianos, entende-se que é o trabalho que engendra e move a rede de relações sociais. Assim, o trabalho enquanto instituição social necessária para o desenvolvimento da vida humana.
Encontra-se no centro da rede de relações existentes entre as inúmeras instituições que movem a sociedade. No entanto, sabe-se que tais instituições: trabalho,religião, escola e outras, encontram-se interligadas de maneira que uma está sempre influenciando direta ou indiretamente no exercício da outra. Em relação ao trabalho, acreditamos que a escola é a instituição diretamente ligada e responsável pelo bom desempenho do ato de trabalhar.
Pois, é a escola enquanto instituição social, a responsável pela transferência de aprendizado que precisamospara sermos civilizados, ou melhor, doutrinados ideologicamente para a manutenção da sociedade e capacitado/estimulado para o mundo do trabalho.
Atualmente, nossa sociedade mudou, temos uma inversão de papéis e valores, mais informação do que podemos absorver, a mulher trabalha fora, o avanço tecnológico foi grande, a família mudou, a criança mudou o aluno e a escola também mudaram...Tantas mudanças geram confusão e expectativas.
Diante de tantas mudanças, nota-se cada vez mais conflitos que envolvem a escola, o aprendizado e a família. Nesse sentido, será pautado aqui: o que os pais podem fazer quando seus filhos têm problemas na escola, e como as atitudes dos pais influenciam na vida escolar do aluno.

2. O Que Os Pais Podem Fazer Quando Seus Filhos Têm Problemas NaEscola

É na fase inicial da vida escolar que começamos a ter os primeiros desafios educacionais – desafios esses postos aos autores sociais envolvidos no processo de socialização do indivíduo, escola, professores, pais e demais pessoas envolvidas – onde, vários fatores contribuirão para o nosso sucesso ou insucesso.
Com base no PHD Don A. Blackerby, especialista no assunto eex-professor e diretor de uma escola, SUCCESS SKILLS, depois de passado o choque de saberem que seus filhos têm dificuldades, os pais não sabem como agirem em tal situação e menos ainda onde buscar auxílio.
Tamanha impotência dos pais na busca de soluções plausíveis para a solução dos problemas dos filhos no meio acadêmico se deve ao fato do processo de fragilização da relação pais e filhos, quevem ocorrendo gradativamente nessa chamada pós-modernidade, isso faz com que muitas vezes não haja uma comunicação quanto à vida escolar da criança, assim, os pais não observam quais as dificuldades e desafios que seus filhos enfrentam na escola.
O intelectual aponta como a solução mais adequada os pais buscarem auxílio com os professores, na própria escola, o problema está no fato de queos professores também não sabem o que fazer. Isso, porque os professores não são capacitados de uma maneira a lidar com alunos que têm dificuldades.
A não ou pouca participação na vida escolar do filho torna o problema ainda mais complexo, segundo o autor, nesses momentos a culpa está em todos os lados, todos acusam e condenam todos. Surge uma troca de acusações viafamília-escola/professores e vice-versa. Todos acusam o aluno e assim, a frustração continua a crescer em todos os envolvidos.
Nessas situações, quase sempre se busca uma mudança no ambiente e comportamento da criança. Mudanças bruscas de rotina, impostas de forma violenta causa uma revolta nos estudantes e faz aumentar ainda mais a tensão no ambiente escolar e familiar.
No entender de Blackerby, “averdadeira resposta sobre como ajudar os alunos com dificuldade não esteja em mudar seu comportamento ou ambiente, mas sim na maneira como o estudante percebe a escola e o aprendizado”. O mesmo ainda aponta cinco áreas básicas, dentro das quais se originam os problemas escolares, a saber:
Atitude inadequada em relação à escola: é preciso que os pais saibam como seus filhos percebem a escola e...
tracking img