Humaniza sus e o poema de carlos drummond de andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para a política nacional de humanização do SUS, existe a preocupação em estabelecer relações solidárias entre os profissionais da saúde e os usuários, visando melhorias,priorizando o respeito mútuo, trocas de experiências , portanto tem caráter humanizador e estimula a comunicação, o respeito e a solidariedade. Drummond em seu poema “O homem, asviagens” transmite a busca incessante do homem por novos horizontes e destaca a necessidade do mesmo fazer a viagem mais importante, que é busca de si mesmo e sua humanização.
Noprocesso de humanização dos serviços públicos de saúde, a política pública adota o conceito de co-responsabilidades e vínculos solidários, possibilita um adequado acolhimento eescuta dos sujeitos (valorização de cada indivíduo), contagia por atitudes e ações humanizadoras, os gestores, trabalhadores da saúde e usuários, capacita servidores para receberem opaciente que chega a unidade necessitando de cuidados médicos a enxergar o lado humano do paciente.
O Humaniza SUS, incita seus profissionais a se empenharem e transformarem apolítica nacional de humanização, de utopia em uma realidade alcançável.
No final do poema “O homem , as viagens”, Drummond indaga se o homem terá a capacidade, se estaráequipado a voltar-se para si mesmo e colonizar-se, ou seja, de reconhecer e corrigir seus próprios erros, humanizando a si mesmo.

Estabelecendo um paralelo, vemos que:
Para oHumaniza SUS: O sistema busca humanizar o atendimento enxergando os sujeitos onde antes só se via a doença.
Para Drummond: Para ” con-viver” o homem precisa descobrir que suasatisfação pode estar em seu interior.
Descobrindo a satisfação de” con-viver”, conseguimos enxergar no próximo suas necessidades e priorizá-las em detrimento do nosso próprio eu.
tracking img