Artigo psicopedagogia tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DIAGNÓSTICO DA HIPERATIVIDADE NA ESCOLA

RESUMO

O objetivo deste artigo é realizar através da pesquisa bibliográfica um estudo sobre o TDHA (Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade) na escola. Abordando fatores tais como o diagnóstico, as causas e os conflitos gerados nas escolas por crianças portadoras desses transtornos.
Apesar de ser um problema frequente e apresentarsintomas visíveis em muitas crianças, acabam passando despercebido pelos pais e profissionais, que na maioria das vezes usam vários adjetivos para caracterizar crianças que parecem sempre esta em movimento, não conseguem ficar quietas, gerando stress para todos em sua volta.
Concluindo que o maior problema em relação ao TDHA está no fato de que o conhecimento sobre este transtorno seja muito pequeno napopulação leiga e até mesmo nas áreas medica e psicológica. É necessária uma orientação aos familiares, aos profissionais e envolvidos na relação com os portadores de TDHA, para o melhor desempenho e relacionamento de todos.
Palavras chaves: Diagnóstico; Hiperatividade; Escola; Profissionais.

ABSTRACT

The purpose of this article is through a study of literature about ADHD (AttentionDeficit Disorder / Hyperactivity Disorder) in school. Addressing factors such as diagnosis, causes and conflicts generated in schools by children with these disorders. Despite being a frequent problem and present visible symptoms in many children end up going unnoticed by parents and professionals who most often use many adjectives to describe children who always seem in this movement, can not sitstill, creating stress for everyone in his back. Concluding that the biggest problem in relation to ADHD is the fact that knowledge about this disorder is very small in the lay population and even medical and psychological areas. Is needed guidance to families, professionals and involved in the relationship with the carriers of ADHD, for better performance and relationship of all.
Keywords: Diagnosis;Hyperactivity; School; Professionals.

1 - INTRODUÇÃO

A Hiperatividade e Déficit de Atenção é um problema mais frequente em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída).
Os aspectos são normalmente encontrados em pessoas sem problema, mas para haver o diagnóstico desse transtorno a falta de atenção e a hiperatividade devem interferirsignificativamente na vida e nos desenvolvimento normais da criança ou do adulto.
São crianças que parecem sempre estar em movimento, que não conseguem ficar paradas mesmo que outras pessoas exerçam uma força enorme nesta direção. Nem mesmo os pais destas crianças conseguem fazer com que elas fiquem quietas.
São estes que mais sofrem com os comportamentos inquietos destas crianças, são eles quepassam o maior stress psicológico. Se de um lado estão os professores, os familiares e a sociedade de um modo geral cobrado em comportamento mais calmo e sereno dos seus filhos.
Do outro lado está a criança que se mostra resistente a todos os tipos de tentativa de mudar de atitude.
Talvez o maior problema que ocorra em relação à hiperatividade está no fato de que o conhecimentosobre este transtorno seja muito pequeno na população leiga e até mesmo nas áreas médica e psicológica. As pessoas hiperativas passam a sua vida inteira sendo acusadas injustamente de serem mal-educadas, preguiçosas, loucas, desequilibradas, temperamentais, etc. quando na verdade são portadoras de uma síndrome que simplesmente as fazem agir de maneira impulsiva, desatenta e às vezes até mesmocaótica.
Neste trabalho serão apresentadas todas as informações sobre os diversos aspectos deste transtorno. Espero que possa haver uma melhoria no diagnóstico da hiperatividade e fornecer novas alternativas para a integração do individuo na sociedade.
Será comentado o seu ponto histórico, os avanços da ciência na tentativa de compreender melhor este problema, que...
tracking img