O que ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ideologia. 22ª ed. São Paulo: Brasiliense 1986

Resenha

Marilena Chauí é considerada uma das melhores filósofas, pensadoras e historiadora da filosofiabrasileira. Desenvolveu uma pesquisa sobre A Elaboração Espinosa de uma Ciência de Afetos na Faculdade de Filosofia da USP. Tem várias obras divulgadas nas quais abordam temas como ideologia, cultura,universidade pública e outros. Tem uma vida ativa na militância política tendo participação na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
A autora inicia o livro “O que é ideologia” descrevendo a teoriade Aristóteles conhecida como a teoria das quatros causas que se preocupa com os movimentos com a realidade e as definem como causa material, causa formal, causa motriz ou eficiente e causa final.Segundo Aristóteles a teoria das quatros causas respondem algumas questões: como as coisas existem, o modo como existe e a finalidade para que existe, porém o filósofo mostra que a teoria tem valoresdistintos com ordem hierárquica e organizada, ou seja, causa superior e causa inferior.
Trazendo para o contexto a divisão social e do trabalho a causa final é a mais importante, pois define afinalidade a qual foi designada, porém a causa formal que se preocupa com a forma que a matéria possui para chegar a um determinado corpo não tem tanto valor quanto a causa final, contudo abaixo da final eda formal vem a causa motriz ou eficiente que é considerada a causa mais inferior direcionada a classes mais inferiorizadas pela sociedade enquanto a causa final estava voltada para burguesia e apartir das leituras da teoria das quatros causas o sujeito começou a refletir sobre a importância da casualidade e questionar qual é o seu papel na sociedade que participam.
No segundo capítulo Chauírelata sobre a história da palavra ideologia quando apareceu pela primeira no livro de Destutt de Tracy, Eléments d’ Ideologie (Elementos de Ideologia) no ano de 1801 e cita alguns autores definindo...
tracking img