O processo de escolha do livro didático: uma reflexão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: UMA REFLEXÃO


RESUMO



Atualmente o ensino no país parece estar centrado no livro didático que, para o professorado brasileiro, se constitui no principal veiculo de informação da matéria que leciona. Considerando isso, o presente trabalho objetiva refletir sobre a importância de se realizar uma avaliação criteriosa do livro de Química, como tambémverificar quais são os critérios de avaliação por parte dos professores durante os processos de escolha e de uso dos livros didáticos. Para isto foi feito um levantamento bibliográfico a respeito do tema seguido de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário para um levantamento. Estes mostraram mais uma vez que o que se vê na teoria nem sempre é aplicado de forma adequada na prática. Emsuma, pode-se dizer que o livro didático deve sempre estar sintonizado ao projeto educativo da escola e portanto articulado ao trabalho do professor.


PALAVRAS – CHAVES: Livro Didático. Química. Professores.



INTRODUÇÃO


O livro didático se configura como instrumento a ser utilizado em um processo de ensino e aprendizagem escolar devendo ser produzido com base no contexto de umprograma curricular. Atualmente o cotidiano de ensino no país parece estar centrado no livro didático que, para o professorado brasileiro, se constitui no principal veiculo de informação da matéria que leciona. Somado a isso, está o fato de esse material ser o único de que muitos alunos dispõem e o Estado tem, nos últimos anos, apoiado por meio de planos para o desenvolvimento da educação,comprado e distribuído em massa esse material.
O livro didático apresenta um importante papel no ensino formal por sua grande influência no processo de ensino aprendizagem, sobretudo por centralizar grande parte da responsabilidade do ensino coletivo e institucionalizado. No entanto, nos últimos anos, percebe-se que o material tem adquirido um aspecto não de orientação, mas de definição daspráticas pedagógicas dos professores. Muitas pesquisas tem se dedicado a analisar o tema e a tendência é de que cheguem a um resultado comum, de que “o livro tem se tornado um modelo padrão, quase uma autoridade, modelando os professores, que absorvem o conteúdo ideológico do livro e repassam aos alunos de forma acrítica” (CARLINI – COTRIM e ROSEMBERG, 1991).


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Oslivros didáticos de Ciências e Química tem sido alvo de várias pesquisas nacionais (SCHNETZLER, 1980; CARLINI – COTRIM e ROSEMBERG, 1991; LOPES, 1992) que se dedicam a analisar o conteúdo desse material. Uma análise rigorosa do conteúdo desses livros é muito importante, já que muitos trazem erros conceituais graves. Outras pesquisas (BATISTA, 2003; SANTOS, 2006) se atentam ao processo de escolha doslivros didáticos, procurando apreender os pontos de vista dos docentes, os critérios e esquemas de apreciação e de avaliação que de fato são utilizados na escolha de um livro. No entanto, Batista (2003) considera que prevalece entre os docentes um desconhecimento total ou parcial do processo de avaliação dos livros didáticos.
De acordo com Batista (2003), os professores parecem buscar noslivros síntese adequada do que devem transmitir aos alunos, assim como um conjunto de exercícios e atividades que explorem, fixem e avaliem esses conteúdos transmitidos. O autor entende que os professores parecem buscar, portanto, um instrumento adequado a um esquema didático baseado na exposição dos conteúdos pelo livro, em sua explicação ou comentário pelo docente, na realização subseqüente deatividades e exercícios pelos alunos e em sua posterior correção pelo professor. Esse esquema didático se firmou, sendo considerado quase uma tradição escolar.
Considerando o papel diretor das ações pedagógicas cada vez mais atribuídos ao livro didático e o conteúdo veiculado por ele, Carlini – Cotrim e Rosemberg (1991) acreditam que se fazendo uma análise cuidadosa desses aspectos pode-se...
tracking img