Resumo olfato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Olfato

O olfato humano é pouco desenvolvido comparado com o dos outros mamíferos.

O sistema olfativo humano contem cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pelossensoriais, sendo que um cachorro pode ter mais de 100 milhões de células sensoriais, cada um com pelo menos 100 pelos sensoriais. Os receptores olfativos são neurônios genuíno, com receptores próprios quepenetram no sistema nervoso central.

A cavidade nasal, que começa pelo o nariz, que contem os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco. Ao circular pela cavidadenasal, o ar se purifica.

O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais, chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha, que cobre a parte inferior.
Osprodutos voláteis ou de gases perfumados ou ainda de substâncias lipossolúveis que se desprendem das diversas substâncias, ao serem inspirados, entram nas fossas nasais e se dissolvem no muco que impregnaa mucosa amarela, atingindo os prolongamentos sensoriais.

Dessa forma, geram impulsos nervosos, que são conduzidos até o corpo celular das células olfativas, de onde atingem os axônios, que secomunicam com o bulbo olfativo.

Aceita-se a hipótese de que existem alguns tipos básicos de células do olfato, cada uma com receptores para um tipo de odor.
Os milhares de tipos diferentes de cheirosque uma pessoa consegue distinguir resultariam da integração de impulsos gerados por uns cinquenta estímulos básicos, no máximo.
A integração desses estímulos seria feita numa região localizada emáreas laterais do córtex cerebral, que constituem o centro olfativo.

A mucosa olfativa é tão sensível que poucas moléculas são suficientes para estimula-la, produzindo a sensação de odor. A sensaçãoserá tanto mais intensa quanto maior for a quantidade de receptores estimulados, o que depende da concentração da substância odorífera no ar.
O olfato tem importante papel na distinção dos...
tracking img