O processo da leitura e da escrita numa perspectiva construtivista .

Páginas: 16 (3769 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2012
UNIVERSIDAD DEL SALVADOR

VICERRECTORADO ACADÉMICO
INSTITUTO DE EDUCACIÓN Y CAPACITACIÓN CONTINUA

CONVENIO CON IMES – BRASIL
Turma 3

MAESTRÍA EN EDUCACIÓN


“PROYECTO DE TESIS SEMINARIO DE METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN SOCIAL



O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA .
PROFESOR: Dr. Luis LIBERMAN

ALUMNO: Marineide da Silva Lopes

E-MAIL:marillulopes@hotmail.com

FECHA DE PRESENTACIÓN:
CALIFICACIÓN:
OBSERVACIONES:
FIRMA DEL PROFESOR:




1 Introducción

Ao tomar conhecimento sobre o cotidiano da Escola Estadual Lauro de Carvalho Chaves, localizada no município de Macapá, através de uma pesquisa realizada no referido educandário, foram observadas dificuldades na aquisição da leitura e da escrita dos alunos de 4ª sériedo Ensino Fundamental. Por ser uma realidade também observada na maioria das escolas brasileiras, e da experiência dos pesquisadores, pesquisas bibliográficas e estudos se fizeram necessários para o entendimento e análise dos fatos e fenômenos ocorridos nessa escola, para um possível diagnóstico sobre as dificuldades com a leitura e a escrita, encontrada por grande parcela de seus discentes. Dessaforma a pesquisa, segundo Gil (1991, p.19) é como “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”.
Comungam também dessa ideia Lakatos e Marconi (2001) e Cervo e Bervian (1996) que a definem como uma atividade voltada à busca de respostas e à solução de problemas para questões propostas, através da utilização de métodocientífico. Entretanto esta pesquisa deve-se ao fato de ser comum ouvir constantemente os professores fazendo as seguintes reclamações: meus alunos escrever mal [...] Tenho alunos que apresentam dificuldades para interpretar, não compreendem o que leem [...] Meus alunos têm preguiça de ler [...] Sempre que os problemas existem, a questão importante que surge é: de quem é a culpa?
Os alunosapresentam enormes defasagens na leitura e na escrita e a reclamação dos professores neste tema é constante. Não quero aqui desvendar quem seria o culpado e sim encontrar soluções. Ler e escrever são processos complexos. E o que os professores fazem para auxiliar os seus alunos no desenvolvimento destes processos, principalmente aqueles que apresentam uma carência maior na aprendizagem da leitura e daescrita? Muitas vezes apontam os alunos com defasagem, mas nada fazem para o seu progresso. Os alunos estão condenados ao insucesso e a reprovação. Nossas escolas ainda não superaram o ensino tradicional [...] As práticas seguem sendo a transmissão de conhecimentos por parte de professores, cópia e memorização por parte dos alunos. Neste contexto, como exigir que os alunos escrevam semdificuldades e leiam com prazer? Ferreiro (1985, p. 16) escreve sobre o iletrismo:


Iletrismo é o novo nome dado a uma realidade muito simples: a escolaridade básica universal não assegura a prática cotidiana da leitura, nem o gosto de ler, muito menos o prazer da leitura. Ou seja, há países que têm analfabetos (porque não asseguram um mínimo de escolaridade básica a todos os seus habitantes)e países que têm iletrados (porque, apesar de terem assegurado esse mínimo de escolaridade básica, não produziram leitores em sentido pleno).


Produzir leitores e escritores em sentido pleno exige uma prática voltada para o desenvolvimento da leitura e da escrita, muito diferente das práticas tradicionais que ocorrem em nossas escolas. O correto seria que todos fizessem da escola “umlugar distanciado das mortíferas transmissões miméticas” (FERREIRO, 1985, p. 145).
Neste trabalho, serão descritos os percursos metodológicos realizados neste estudo que deram origem à seguinte problematização: Quais são as dificuldades quanto à aquisição da leitura e da escrita de um grupo de alunos de 4ª série do Ensino Fundamental?
No sentido de realizar um trabalho de consciência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NUMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA
  • O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
  • CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE
  • Processo de leitura e escrita
  • O processo de aprendizagem da leitura e da escrita
  • Gênese do processo de aquisição de leitura e escrita
  • Processo de leitura e escrita nos anos iniciais
  • A leitura e a escrita no processo de ensino aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!