Centro oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Gastronomia é uma culinária desenvolvida dentro dos princípios científicos ou
técnicas alicerçadas em anos de descobertas e experiência que visam equilibrar sabores e ingredientes, com finalidades não só de cunho estético, mas harmonização dos diversos elementos que compõem as necessidades nutricionais do individuo. A gastronomia interage ainda com outras áreas do conhecimento.Medicina (dieta, restrições alimentar), Administração (gestão e controle), Marketing (capacitação de público) e Lazer (tours gastronômicos criação de confrarias e associações gastronômicas
visitas a mercados e feiras). A gastronomia está inserida no turismo tornando-se peça de propaganda dos seus estados, como festas populares, roteiros gastronômicos, tornando-se atrativo divulgando as tradiçõesdas receitas de cada estado (Leite, 2004)
Com o descobrimento do Brasil, o primeiro registro é marcado com os verdadeiros habitantes da terra, os índios, que deixaram uma herança significativa para a alimentação brasileira. A seguir, a colonização pelos portugueses, cuja principal atividade econômica era a produção e exportação de cana-de-açúcar. (LEAL, 1998).
Com a mistura de raças, nascea comida brasileira ganhando identidade própria.
A culinária dessa região centro Oeste tem biodiversidade riquíssima e uma mistura das cozinhas indígena, portuguesa, paulista, mineira, nordestina e paraguaia. Os índios, habitantes originais da região, colaboraram com seus pratos à base de peixe e mandioca. Os descobridores portugueses com a doçaria. Os bandeirantes paulistas com as carnes secase as farofas (de banana, de carne, de ovo). Os mineiros trouxeram pratos à base de porco, como o arroz com suã. Dos espanhóis veio o puchero, cozido com carnes variadas e grão de bico.

1. Localização

Localizada no extenso planalto Central ocupa 18,86% do território brasileiro, numa área de 1.612.077,2 km2 e é formada pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e DistritoFederal.



















• População: 14.050.340 (Censo IBGE 2010);
• Vegetação: Floresta Amazônica (norte e oeste), Cerrado (região central) e Complexo do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul);
• Rios Principais: rio Xingu, rio Juruena, rio Teles Pires, rio Paraguai, rio Araguaia, rio Paraná, rio Tocantins.
• Usinas Hidrelétricas: Complexo de Urubupungá, São Simão eCachoeira Dourada.

• Agricultura (principais produtos agrícolas): milho, soja, mandioca, arroz, feijão, café, abóbora, trigo e amendoim.
• Economia: baseada na agricultura e na pecuária (bovinos, equínos e bufalinos). Indústrias nas capitais: Campo Grande, Goiânia e Cuiabá. Destaque para as indústrias de alimentos, mecânica, química e têxtil.
• Turismo: o Complexo do Pantanal, em função de suasbelezas naturais, é um dos destaques turísticos da região. Oferece boa infra-estrutura (hotéis, pousadas, serviços). Destaca-se também a região de Caldas Novas em Goiás (estância hidrotermal). Encontra-se também em Goiás, cidades com arquitetura colonial.
• Cultura: Podemos destacar as cavalhadas (folguedos que simulam batalhas medievais entre cristãos e mouros) e outras festas folclóricas. Naculinária, os pratos típicos são: arroz com pequi, curau, capivara de caçarola, peixe na telha, quentão, pudim de banana da terra, galinhada entre outros.
Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.
- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.
http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 19/03/2012.

2. História da Colonização
A história de Mato Grosso do Sul guarda estreita...
tracking img