O problema do encontro de dois móveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO ENGENHARIA CIVIL



O PROBLEMA DO ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS

SÃO LUIS-MA

O PROBLEMA DO ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS

Trabalho apresentado à disciplina de FísicaMecânica para obtenção da nota parcial.
Professor: João ferreira

São Luís-MA
1.1 OBJETIVOS.

* Caracterizar um movimento retilíneo e uniforme (MRU);
* Estabelecer o sistema de equações para oencontro de dois móveis que partam simultaneamente, um de encontro ao outro (na mesma trajetória), em MRU;
* Reconhecer que a aceleração é função do ângulo de inclinação da rampa.
* Reforçar osconceitos de referencial, velocidade positiva e negativa, posição inicial e função horária no MRU
* Verificar experimentalmente o problema do "encontro" de 2 moveis que se movem em sentidoscontrários em trajetórias retilíneas paralelas.

1.2 INTRODUÇÃO

Uma questão relativamente frequente no estudo do movimento é a que solicita a determinação do local de encontro de dois móveis. Oencontro ocorre quando os dois móveis estão na mesma posição do referencial, no mesmo instante de tempo. Em termos matemáticos, isso nos leva a criar um sistema de equações com as equações do movimento dosmóveis. Para o movimento uniforme, defini-se uma função horária do espaço que é expressa por: x = xo + v.t em que x e xo representam o espaço final e inicial ocupados pelo móvel, v a velocidade e t otempo. A solução dessas equações fornece o instante e a posição do encontro dos dois móveis.
1.3 CARACTERISTICAS GERAIS

1.31 ESTUDOS DO MOVIMENTO UNIFORME.

No laboratório foi medido o tempo gastopor uma esfera de aço submersa em um fluido e uma bolha formada no seu interior. A presença do fluido faz com que a força de atrito seja compensada pela resistência oferecida pelo fluido. Destaforma, podemos entender o movimento como sendo uniforme. Neste experimento, a bolha e a esfera submersa no fluido são deslocadas a partir de um plano inclinado de 10 graus.
Inicialmente, medimos o...
tracking img