O principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Stephania Rezende Silva
Turma: 26A
Administração Pública


FICHAMENTO "O PRÍNCIPE" MAQUIAVEL


A obra do Príncipe é uma da dedicatória de Nicolau Maquiavel a Lourenço Médici que logo ápos, começou a estender o assunto a outros principados. Nesta obra, exalta-se capítulos diferentes que assumem um manual de um bom governante.
No capítulo I dos Principados, o autorinicia com uma classificação dos tipos de governo e da melhor maneira de conquistá-los. Os dois tipos de Estado são as repúblicas e principados sendo o último mais comentado, podendo ser hereditários ou fundados recentemente e pode ser como um todo novos ou em anexações, e é assim que Maquiavel nos mostrará uma de suas mais singulares características: a preocupação histporica e a empiria.
Nocapítulo II, destaca-se a menor dificuldade em manter Estados herdados, visto que os súditos estão acostumados a famílias reinantes, maior dificuldade se encontra em manter monarquias novas.
No capítulo III, fala-se desta difucldade difundida pois os homens mudam com facilidade, por isso é necessário o apoio dos habitantes do território.
“Mas é nos principados novos que residem asdificuldades”. (p.8)
“[...] é que os homens, com satisfação, mudam de senhor pensando melhorar e esta crença faz com que lancem mão de armas contra o senhor atual, no que se enganam porque, pela própria experiência, percebem mais tarde ter piorado a situação”.(p.8)
No capítulo IV, destaca-se a não-existência de rebelião, caso a linha política, seja mantida, no que diz respeito a conqusitas, o Estadodirigido por um único soberano é difícil de conquistar e fácil de manter, já o Estado governado por muitas pessoas é fácil de conquistar e difícil de conservar.
No capítulo V, segundo o autor, ao conquistar um Estado regido por leis próprias, há três modos de mantê-lo: arruiná-lo, habitá-lo ou permitir que continuem vivendo com suas própria leis, mas pagando tributos e organizando um governocomposto por pessoas amigas.
No capítulo VI, aqueles que se tornam príncipes por seu valor, conquistam seus domínios com maior dificuldade, todavia, os mantém mais facilmente, por isso as dificuldades surgirão com a introdução de inovações.
“Deve-se considerar não haver coisa mais difícil para cuidar, nem mais duvidosa a conseguir, nem mais perigosa de manejar, que tornar-se chefe e introduzir novasordens".
(p.17)
No capítulo VII, os que se tornam príncipes somente pela sorte tem dificuldade para manter o poder, embora tenham conseguido sem grandes dificuldades.
“Aqueles que somente por fortuna se tornam de privados em príncipes, com pouca fadiga assim se transformam, mas só com muito esforço assim se mantêm [...]” (p.18)
No capítulo VIII, pode-se chegar ao poder a partir ou afavor de atos criminosos, portanto deve-se ser cauteloso pois atos criminosos podem conduzir ao poder e não a glória.
“Não se pode, ainda, chamar virtude o matar os seus concidadãos, trair os amigos, ser sem fé, sem piedade, sem religião; tais modos podem fazer conquistar poder, mas não glória.” (p.22)
No capítulo IX, o governo civil vem a ser aquele em que o cidadão se torna soberano por favorde seu concidadãos, é mais difícil satisfazer a nobreza através da conduta justa, ao passo de que o povo somente deseja evitar a opressão.
No capítulo X, ao examinar as qualidades e avaliar a força dos Estados, deve-se considerar prícipes, aqueles que se mantém no poder por si próprios ou só podem se manter com auxílio alheio.
“Donde, em se considerando tudo bem, não será difícil a umpríncipe prudente conservar firmes, antes e depois do cerco, os ânimos de seus cidadãos, desde que não faltem víveres nem meios de defesa.” (p.28)
No capítulo XI, os Estados eclesiásticos são aqueles conquistados por mérito ou sorte, mas náo precisa de nenhum destes para mantê-lo, visto que ´ão sustentados por antigos costumes religiosos.
No capítulo XII, a base principal de todos os Estados...
tracking img