O principe cap xv e xix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Príncipe – Nicolau Maquiavel
Resumo Cap XV - Daquelas coisas pelas quais os homens, e especialmente os príncipes, são louvados ou Vituperados.
Os modos e o proceder de um príncipe para com ossúditos e amigos é essencial para que o mesmo tenha prestígio e seja digno de seu posto. A verdade extraída dos fatos mostra a diferença de como se vive e como se deveria viver. Um príncipe que queira semanter, aprende a poder não ser bom e usar ou não da bondade, segundo a necessidade.
Todos os homens, máxime os príncipes, se fazem notar por alguns daqueles atributos que lhes acarretam oureprovação ou louvor. Assim é que alguns são havidos como liberais, de diversas e opostas formas.
O príncipe deve ser prudente e estar longe de infâmias viciosas que o fariam perder o poder, mesmo diantedaqueles que não colocariam seu posto em risco, afim de não prejudicar o respeito com os estes, pois mesmo que se faça tudo da forma mais correta, pode as consequências do vício aparentar virtude e viceversa.

Cap XIX – De como se deva evitar o ser desprezado e odiado (de contemptu ET ódio fugiendo)
O príncipe deve fugir àquelas circunstancias que possam torna-lo odioso e desprezível, e se assim ofizer, terá cumprido o que lhe compete e não encontrará perigo algum nos outros defeitos. Deve manter-se em tal conceito que ninguém possa pensar em enganá-lo ou traí-lo.
Um príncipe deve ter doistemores: um de ordem interna, de parte de seus súditos, o outro de natureza externa, de parte dos soberanos de poder absoluto estrangeiros. Se houver conspiração, a situação interna estará segura desdeque a externa esteja estabilizada. Um dos mais poderosos remédios de que um príncipe pode dispor contra as conspirações é não ser odiado pela maioria.
Onde um conspirador teme antes da execução domal, se tiver o povo por inimigo, deve temer ainda mesmo depois de ocorrido o fato, não podendo por isso esperar qualquer amparo.
Os Estados bem organizados e os príncipes hábeis têm com toda a...
tracking img