Fichamento do o principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LINDA E. R.

FICHAMENTO: O PRÍNCIPE

LAVRAS – MG
2013
O livro O Príncipe de Maquiavel é dividido em 26 capítulos, neste fichamento agrupei os capítulos em cinco partes para serem explicados.1ª parte ( Cap. I a XI ) A primeira parte do livro se encaixa perfeitamente no postulado de que “os fins justificam os meios”. Maquiavel faz uma análise dos diversos grupos de principados e mostra aimportância do exército, da eliminação do inimigo e principalmente o consentimento da pratica da violência e da crueldade como forma de se obter melhores resultados. Apesar disso, Maquiavel mostraque o Príncipe deve sempre agir pensando no povo.
"Nas repúblicas, por outro lado, há mais firmeza, brio, maior ódio, e desejo de vingança; não poderão abandonar a memória de sua antiga liberdade.Assim, o meio mais seguro de dominá-las será devastá-las, ou nelas habitar."
"ao tomar um Estado, o conquistador deve definir todas as crueldades que necessitará cometer, e praticá-las todas de uma vê,evitando ter de repeti-las a cada dia; assim tranquilizará o povo, ao não renovar as crueldades, seduzindo-o depois com benefícios”.
2ª parte ( Cap. XII ao XIV ) Nesses capítulos Maquiavel refletesobre a análise militar do Estado. Discute também sobre o perigo enfrentado pelo Príncipe com suas tropas, a importância que tem a guerra e os armamentos para tornar o Estado forte e manter o comando.Em suma o príncipe deve ter o domínio da arte da guerra.
"Em conclusão, nenhum Príncipe pode ter segurança sem seu próprio exército, pois, sem ele, dependerá inteiramente da sorte, sem meiosconfiáveis de defesa, quando surgirem dificuldades."
“Não deve, portanto, um príncipe ter outro objetivo nem outra preocupação, nem tomar qualquer outra coisa como sua arte além da guerra, suas ordenações esua disciplina”
3ª parte ( Cap. XV ao XIX ) Nessa parte faz se uma avaliação a respeito da conduta de um príncipe. Chega-se a conclusão que o príncipe deve demonstrar ter as qualidades que o...
tracking img