Sistema urinario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLICAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO NO SISTEMA URINÁRIO
This entry was posted on 10/02/2009, in ALIMENTAÇÃO, MEDICINA ALTERNATIVA and tagged Bexiga, Calculos renais, diurético natural, doenças renais, infecção urinária, insuficiência renal, Pedras nos rins, Rins, Sistema urinário. Bookmark the permalink. 47 Comentários
O sistema urinário tem como função a formação, armazenamento e a excreção de urina.O equilíbrio dos componentes do sangue que é essencial à vida também depende deste sistema em particular dos rins. Cabe aos rins equilibrar os componentes do sangue através da filtragem de substâncias nocivas que se encontram no sangue posteriormente envia-las para serem excretadas.

A formação e excreção de urina são o conjunto de mecanismos fisiológicos utilizados para a remoção desubstâncias inúteis ou prejudiciais ao nosso organismo, além de promover a eliminação dos resíduos que resultam do metabolismo. A excreção é também responsável pela regulação da concentração dos iões e controlo do volume de água no organismo.

Forma-se assim no organismo um equilíbrio funcional que recebe o nome de equilíbrio homeostatico. Podemos assim verificar que no corpo humano, um dos principaismecanismos de excreção é feito pelo sistema urinário através da urina. Assim, é de extrema importância que este sistema e os seus órgãos constituintes funcionem perfeitamente. Para tal uma dieta equilibrada é imprescindível.

A dieta é de extrema importância para o tratamento e/ou prevenção de doenças com pouca gravidade associadas ao sistema urinário. A dieta pode ainda ser extremamente útil nocaso de doenças mais graves pois, uma dieta equilibrada e controlada pode ajudar a diminuir a necessidade de diálise ou de transplante assim como substituir tratamentos dolorosos e prolongados.
As doenças do sistema urinário, em particular as renais, quando não são tratadas devidamente ou prevenidas podem limitar a capacidade e funções dos órgãos urinários assim como causarem lesões nestes. Deve-seainda ter em conta que cada uma das doenças renais têm indicações dietéticas próprias e como iremos ver mais à frente alguns alimentos que favorecem determinado órgão podem prejudicar outro se também estiver debilitado.

Doenças, Tratamento e Prevenção

Um dos problemas renais mais comuns é os cálculos renais (as comuns pedras nos rins). A melhor forma de evitar esta doença é beber muita águaou a quantidade de água recomendada. As pessoas com tendência a esta doença são aconselhadas que bebam entre dois a três litros de água por dia com o fim de prevenir desidratação (as pedras podem ainda ter origem em infecções urinárias ou por doenças como a Gota, anomalias congénitas ou a leucemia) que favorecem a acumulação de substâncias que constituem as pedras que se depositam nos rins. Aocontrário do que se pensava até há poucos anos atrás, diminuir a ingestão de alimentos com cálcio (como os lacticínios) não evita a formação de pedras mas sim deve-se reduzir o consumo de alimentos ricos em oxalatos como por exemplo os espinafres, chocolate, amendoins, morangos e beterraba e aumentar o consumo de cálcio com o fim de evitar a absorção do oxalato.

Nas doenças renais menos comuns emais graves como as insuficiências renais crónicas, o avanço da doença e deterioração dos rins também pode ser travado com uma alimentação saudável segundo alguns especialistas. É recomendado aos doentes com um peso normal que consumam diariamente 35kcal por cada kg do seu peso tendo que ser metade destas kcal Lípidos.

O potássio também deve ser restrito quando se sofre de doença renal grave.Rins debilitados não conseguem eliminar o excesso de potássio e este em excesso afecta os tecidos muscular nomeadamente o coração. Deve-se assim evitar o abacate, a banana, laranja, o caramelo, bebidas à base de leite em pó, chocolate, leguminosas, café instantâneo, sementes e frutos secos. Contudo os cereais integrais, leguminosas e alguns vegetais e frutos ricos em potássio podem ser consumidos...
tracking img