O positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL- 2° semestre

PAULA CHAVES RODRIGUES

O POSITIVISMO

MARABÁ/PA
2010

PAULA CHAVES RODRIGUES

O POSITIVISMO

Trabalho apresentado a disciplina Sociologia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
2° Semestre

Prof. Sérgio de Goes Barbosa

Marabá
2010

O positivismo
O núcleo da filosofia de Comte radica na idéia deque asociedade só pode ser reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem. Com isso, distingue-se de outros filósofos de uma época como Saint-Simon e Fourier, preocupados também com a reforma das instituições. Enquanto esses pensadores pregaram a ação prática imediata ,Comte achava que antes disso seria necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensara de acordo com o estado dasciências de seu tempo. Por essa razão, o sistema comteano estruturou-se em três temas básicos. Em primeiro lugar, a filosofia da história com o objetivo de mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar (chamada por ele filosofia positiva ou pensamento positivo) deve imperar enter os homens. Em segundo lugar, uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva.Finalmente,uma sociologia que determinado a estrutura e os processos de modificação da sociedade permitisse a reforma religiosa assumida pelo plano de renovação social, proposto por Comte nos seres últimos anos de vida.
A filosofia da história – primeiro tema – pode ser sintetizada em três fases distintas : a teológia, a metafísica e a positiva. No estado teológico, pensa Comte, o número deobservações dos fenômenos reduz-se a poucos casos, e a imaginação desempenha papel de primeiro plano. Diante da diversidade da natureza, o homem só consegue explicá-la mediante a crença na intervenção de seres pessoais e sobrenaturais.
O estado teológico, apresenta-se dividido em três períodos sucessivos: o fetichismo,politeísmo e monoteísmo. No fetichismo, uma vida espiritual, semelhante à dohomem, é atribuída aos seres naturais. O politeísmo esvazia os seres naturais de suas vidas anímias - e atribui a animação desses seres não a si mesmos, mas a outros seres, invisíveis e habitantes de um mundo superior. No monoteísmo, o homem, reúne todas as divindades em uma só.
A metafísica, tanto quanto a teológia , procura explicar a “natureza íntima” das coisas, sua origem e destino últimos, bemcomo a maneira pela qual são produzidas. A diferença reside no fato de a matafísica colocar o obstrato no lugar do concreto e a argumentação no lugar da imaginação.
O estado positivo caracteriza-se pela subordinação da imaginação e da amamentação à observação. Quando procura conhecer fenômenos psicológicos, o espírito positivo deve visar as relações imutáveis presentes neles como quanto trata defenômenos físicos, como o movimento ou a massa, só assim conseguiria realmente explicá-los. Essa unidade do conhecimento não é apenas individual, mas também coletivo,isso faz da filosofia positiva o fundamento intelectual da fraternidade entre os homens, possibilitando a vida prática em comum. O conhecimento positivo caracteriza-se pela previsibilidade “ ver para prover” é o lema de ciênciapositiva.
A classificação das ciências – segundo tema- segundo Comte as ciências classificam-se de acordo com a maior ou menor simplicidade de seus objetos respectivos. Permite estabelecer seqüência : matemáticas, astronomia, física, química, biologia e sociologia. As matemáticas possuem o maior grau de generalidade e estudam a realidade mais simples e indeterminada. A astronomia acrescenta a forçaao puramente quantitativo, estudando as massas dotadas de forças de atração. A física soma a qualidade ao quantitativo e as forças, ocupando-se do calor, da luz. A biologia ocupa-se dos fenômenos vitais, nos quais a matéria bruta é enriquecida pela organização. A sociologia estuda a sociedade, onde os seres vivos se unem por laços independentes de seus organismos. Sendo é vista por Comte como “o...
tracking img