O policiamento em bicicletas como uma opção eficiente para o policiamento comunitário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atualmente em todo o mundo, é grave a crise da nossa sociedade moderna, uma sociedade viciada pelo consumismo exacerbado, a moda do querer-sem-poder, onde no passado nossas crianças se contentavam em brincadeiras de roda, cantigas, pega-pega, esconde-esconde, pião, bola de gude, bola de meia e bonecas de pano e hoje desejam desesperadamente um vídeo game de última geração, o celularda moda e os brinquedos de controle remoto. Os jovens se sentem humilhados por não usarem roupas de grifes internacionais famosas, e não tiverem carro ou moto e não tiverem dinheiro para bancar farras em baladas alucinantes a noite toda. Por outro lado a miséria, as drogas, a falta de educação, a ociosidade, a falta de um direcionamento espiritual religioso e a desintegração da família transformanosso mundo moderno em um verdadeiro campo propício à proliferação do crime em todas as camadas sociais.
Frente a esta impactante realidade o poder público em parceria com a comunidade tem que buscar soluções viáveis para diminuir ou tentar controlar essa crescente onda de crimes que assolam nossas cidades.
Então, estudiosos, policiais, militares, estrategistas e sociólogos entrelaçam esforçosem busca de soluções inovadoras e viáveis para enfrentar essa problemática descrita.
É nesse ambiente que surge o policiamento em bicicletas ou ciclo patrulhamento, ao qual descreveremos, no texto que se segue, sua história, características, modo de operar, logística, operacionalização para a Polícia Militar do Ceará e seu emprego eficaz e eficiente no policiamento comunitário e nas demaismodalidades de policiamento.

1 A HISTÓRIA DO POLICIAMENTO EM BICICLETAS
1.1 Origem
Sua origem remonta ao século XIX, mais especificamente no ano de 1869, O Xerife do estado de Illinois nos Estados Unidos da América, aproveitando a ascensão do uso das primeiras bicicletas pela população local, resolveu equipar o efetivo local com as “boneshakers” nome dado as bicicletas em uso, que eram muitopesadas feitas de aço com pedais de madeira e não muito confortáveis, principalmente para a qualidade das estradas americanas nessa época, aliado a isso o auto preço do veículo foram fatores determinantes para sua curta duração. Já no Reino Unido a polícia britânica pode ter patrulhado por triciclo no final de 1880. Em 1888 o departamento de polícia de Newark-NJ USA, Lançou o 1º pelotão depoliciamento em bicicletas. Em Setembro de 1892, a polícia de Orange New Jersey estava sendo treinada para montar uma segurança moderna utilizando para isto bicicletas na patrulha na cidade (fig. 01) e para uma rápida resposta no controle de distúrbios locais. A essa altura a bicicleta já havia evoluído para a estrutura moderna, com quadro em forma de diamante, pneus modernos e sistema de freios maiseficientes.

Figura 01

Entre 1894 e 1895 marca a utilização de forma mais alargada do patrulhamento em bicicletas em todo o USA e praticamente em grande parte do mundo como Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia. New York iniciou a sua unidade em dezembro de 1895 com uma dupla de policiais patrulhando as ruas de maior utilização de ciclistas, como vemos (Fig. 02) a capa de um jornal de New Yorkdatada de 23 de abril de 1896, que traz a representação de um policial ciclista atuando na contenção de uma carroça desgovernada. No prazo de três meses o chefe de polícia local criou o esquadrão de polícia em bicicletas estendendo a mais três distritos observando que as bicicletas aumentaram a eficiência policial e foram eficazes em patrulhar e controlar. Logo a equipe cresceu para cem policiais.Figura 02

1.2 DECLÍNIO
Em 1908 a polícia americana começou a utilizar motos na patrulha das cidades e Detroit comprou a sua 1ª moto Haley Davison com fins de patrulhamento e em 1909, Pittsburg, Omaha, Houston e outras cidades também adquiriram motos de polícia, que logo passaram a utilizar veículos de passeio para patrulhar as cidades, visto o grande aumento de ocorrências em que os bandidos...
tracking img