Politica social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de renovação do SS passou por três direções:
 
*PERSPECTIVA MODERNIZADORA- linha que encontra seu auge nas formulações de Araxá e Teresópolis;
*REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO-  vertente que recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão (NETTO, 2001, p. 157)
*INTENÇÃO DE RUPTURA- manifesta a intenção de romper com a herançateórico-metodológica do pensamento conservador bem como, com seus paradigmas de intervenção. Tal direção recorre progressivamente à tradição marxista.
 
      Os documentos de Araxá (1967), Teresópolis (1970) e Sumaré (1978) constituem-se “marcos históricos” do Serviço Social;
       Tais documentos são resultado de estudos de profissionais competentes reunidos em Seminários promovidos pelo CentroBrasileiro de Cooperação  e Intercâmbio de Serviços Sociais- CBCISS;
      As mudanças conjunturais ocorridas no Brasil criaram novas situações problemáticas nos setores da sociedade, o que fez com que o SS repensasse sua prática, devido à pouca contribuição na realização dos objetivos desejados.
      Diante disso, alguns AS “levantaram a bandeira da ‘reconceituação’ no início dos anos 60” nãoapenas no Brasil… (CBCISS, p. 8) ;
      1966- “[…] o CBCISS propôs um estudo sério , e tão profundo quanto possível, do Serviço Social, a fim de esclarecer os conceitos aceitos, os valores de base e os conhecimentos necessários para uma prática eficiente.” O que resultou posteriormente nos três referidos encontros.
 
 
SEMINÁRIO DE ARAXÁ-1967
 
      Tal seminário aconteceu em Araxá/MG noperíodo de 19 a 26 de março de 1967;
      Foram convocados 38 AS formados em diversas cidades do país;
      A princípio, havia-se pensado em atribuir a cinco grupos, temas diferentes. Contudo, sentiu-se forte interesse por parte dos participantes, discutirem todos o mesmo roteiro. O que resultou no documento de Araxá.
      O corpo do documento de Araxá é composto por 124 pontos,distribuídos em: INTRODUÇÃO, CONSIDERAÇÕES SOBRE A NATUREZA DO SS, OBJETIVOS DO SS, METODOLOGIA DE AÇÃO DO SS, ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA ÀS FUNÇÕES DO SS, SERVIÇO SOCIAL DE CASO, SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO, DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE, INTEGRAÇÃO DO SS, UTILIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL, SS E A REALIDADE BRASILEIRA E NOTA FINAL.
Divide-se em 3 capítulos:
CAPÍTULO I
      Neste capítulo sãoapontadas considerações sobre a natureza do SS, bem como, seus objetivos e funções.
      No que diz respeito às considerações sobre a natureza, partem da discussão:
      Se o SS é ou não uma ciência. Se o SS é ou não uma arte.
      Falam da atuação institucionalizada do SS- caracterizada pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares.
      O grupo aponta ainda aevolução do SS no Brasil em concomitância ao Estado paternalista. Tal coincidência acabou por atrelar à imagem do SS a prestação de serviços assistenciais, sem romper com o seu enlace conservador.
      Peculiaridades do SS: caracteres corretivo, preventivo e promocional.
      Caráter corretivo- “se define como intervenção na realidade para fins de remoção de causas que impedem ou dificultam odesenvolvimento do indivíduo, grupo, comunidade e populações.” (CBCISS, p. 25)
      Caráter preventivo- “se define como um processo de intervenção que procura antepor-se às consequências de um determinado fenômeno.”
      Caráter promocional- “acha-se consubstanciado na afirmação de que promover é capacitar. Diante dessa colocação, conclui-se que o Serviço Social promove quando atua para habilitarindivíduos, grupos, comunidades e populações, fazendo-os atingir a plena realização de suas potencialidades.”
      Segundo o grupo, os AS seria o agente habilitado a atuar no sentido de levar as populações a tomarem consciência dos problemas sociais, contribuindo assim, para o estabelecimento de formas de integração popular no desenvolvimento do país (ou seja integrar a desigualdade ao...
tracking img