Politicas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As políticas sociais são entendidas como a ação do estado, porem não podem não podem ser reduzidas as políticas estatais, uma vez que há a participação e o envolvimento de diferentes atores sociais na sua formulação e na sua implementação os direitos coletivos. E mediante a essas políticas que são distribuídos e redistribuídos os bens e serviços como respostas as demandas dasociedade civil.
Ela surgiu de forma gradual e diferenciada entre os diversos países, tendo sua origem no capitalismo, destina-se a classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo estado e se mantém subordinada a política econômica.







Desenvolvimento

A política social estabelece mecanismos de proteção social aos que não tem condições deprover sua própria sobrevivência, prove atendimentos e serviços públicos para garantir a participação de todos no desenvolvimento da nação. A partir do capitalismo surge a política social construída por meio das mobilizações das classes operarias advindas da Revolução Industrial no século XIX. A política foi então entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas nomundo da produção, ou seja, foi relacionando um processo de mediação, como estratégia estatal entre os interesses coletivos.
A intervenção do estado conhecida como medida de políticas sociais consistia na implementação de assistência social e prestação de serviços sociais, que contemplava uma diversidade de informações e ações, como adoção, internato de reabilitação, consultas medicas,atendimentos psicossocial, reinserção social. As medidas jurídicas também eram compreendidas como política social, por exemplo, a proteção do consumidor e a normatividade dos procedimentos educativos. Era considerada política social a construção de equipamentos sociais e de subsídios.
Estas são classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas,primarias, secundarias e terciárias, terapêuticas e promocionais. Elas se apresentam de acordo com o publico alvo, crianças, jovens e idosos e por critérios de normalidade, anormalidade, doentes excepcionais, inválidos, psicóticos, desajustados sociais, etc. A política social por esses motivos acaba estigmatizando a população.
No contexto do capitalismo, a política baseava –se na manutenção daordem social, tendo como função reintegrar os indivíduos a sociedade. As políticas sociais são alternativas governamentais, compostas por planos, projetos e programas de intervenção para cada área ou campo, como educação, saúde, assistência, lazer. Tais políticas se referem a ações implementadas pelo estado com enfoque na proteção social visando a diminuição das desigualdades recorrentes docapitalismo.
É importante partir da fragilidade dos direitos sociais e trazer a tona a dura realidade, como a pobreza, os conflitos de classes, a contradição e a exclusão social, a miséria que faz parte da significativa parcela da população brasileira e se torna palco da questão social.
Frente a essa ideia eclodiu a questão social, pautada no problema da relação capital e trabalho, provocando a classedominante, que impunha respostas diversas como a melhora de vida e harmonia, bem como as ameaças e repressões. O estado passa então a intervir por meio da política social nas expressões da questão social com base no cotidiano da classe trabalhadora que vivencia as mais variadas faces, desemprego, analfabetismo, prostituição infantil, violência, moradia precária.
A questão social encontra-se nabase dos movimentos sociais da sociedade brasileira, como produto e condição da ordem burguesa, isto é, na sociedade de classes, sendo a expressão das lutas dos trabalhadores urbanos e rurais pela apropriação da riqueza socialmente produzida, articulando suas demandas ao estado e patronato, que no enfrentamento da questão social, formulam políticas sociais.
A discussão da política social ganha...
tracking img