O poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existe no mundo , sob a perspectiva humana , a existência de um fenômeno que rege as relações desde nossa mais distante concepção de vida .Este, denominado PODER, exerce umaforça sobre os indivíduos, pela qual Weber concebe de três formas : tradicional , carismático e legal.
Quando se tem , em uma sociedade , a idéia intrínseca , aceita eindubitável de que naquele meio existe um único líder e que , por tradição, é inconcebível que outro indivíduo passe a liderar , se caracteriza a forma tradicional do poder .Já quando um líder é venerado pela sociedade , absoluta ou em grande maioria , se caracteriza a forma carismática do poder . Tem-se sobre esta forma de poder dois exemploscomumente conhecidos , porém , de ideologia parcialmente antagônicas , o Lula e o Hugo Chavez , cito seu aspecto antagônico pelo fato de que , embora o discurso político deambos possui , em maioria , características esquerdistas , um governo se sustenta na democracia quando o outro no autoritarismo . Brilhante é o líder que , mesmo exercendo poderautoritário , consegue a idolatria popular como no caso de Chavez.
A forma legal do poder é regulamentada pelo direito .Nesta forma o líder não é dotado de plenaautonomia em sua execução do poder , para fazer obedecer , o líder também se submete à obediência previamente ordenada.
Entendendo estes conceitos , percebe-se que , embora sendodidaticamente distintos , na prática observa-se que eles podem se interagir dentro de um único estado , como por exemplo no governo lula em que , mesmo tendo característicasda forma carismática , também se destaca o caráter legal de seu poder , sendo idolatrado pelo povo e se submetendo às previsões legais.

Autoria própria

Renan Ragazzi
tracking img