Poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Michel Foucault : Microfísica do poder

O conceito de poder varia de acordo com cada filosofo, para Michel Foucault poder esta relacionado a “ relações de poderes ”, pois segundo o filosofo não temcomo possuir o poder, para ele o poder não existe, o poder esta nas relações sociais.
O poder não é algo exclusivo do estado, de alguém, governo é algo que se prática, assim pode-se dizer que poderé algo que se exerce, não sendo de exclusividade de alguém, ou alguma classe.

O poder pode se manifestar nas relações interpessoais que não alcançam a todos do grupo e também nas relaçõesinstitucionalizadas que se da em espaços fechados.Percebemos então que não há poder de um individuo sobre o outro e sim de um grupo sobre o outro, ele acredita no poder como um meio de dialogo entre osindivíduos numa sociedade. O poder não tem como função reprimir alguém, ou torna alguém superior.

“ O que faz com que o poder se mantenha e que seja aceito é simplesmente que ele não pesa só como uma forçaque diz não,mas que de fato ele permeia,produz coisas,induz ao prazer, forma saber, produz discurso. Deve-se considerá-lo como uma rede produtiva que atravessa todo o corpo social muito mais do queuma instância negativa que tem por função reprimir. ” ( Michel Foucault, microfisica do poder )

Poder é um conjunto de relações, e que se da a todo o momento e por todos, depende da situação em quese encontra, há momentos em que você será o oprimido e momentos em que você será o opressor. O poder circula, estabelecendo relações múltiplas de poder.


Pierre Boudier: o poder simbólicoPierre Bourdier aborda a questão do poder a partir da noção de campo, considerando campo espaços sociais nos quais os agentes e as instituições enfrentam-se em ‘lutas’ , relação de forças entre formas depoder ou espécies de capital diferente. É um campo de luta pelo poder, entre possuidores de poderes diferentes, tendo em comum um acumulo de capital (econômico ou cultural) suficiente para ocupar...
tracking img