O plano de marketing e suas etapas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANO DE MARKETING E SUAS ETAPAS


Marcio Alexandre da Silva Siervo
Prof. Wagner Walter Lehmann
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão de TI (GTI0031) – Prática do Módulo II
12/06/12


RESUMO

Neste trabalho será abordada a importância de um plano de marketing em uma empresa, visa mostrar que uma empresa deve estar sempre atenta as influencias internas eexternas, para que possa crescer e aumentar a sua relação com o mercado. Descrevem-se as etapas de um plano de marketing, tais como o sumario executivo a analise interna e externa, a definição do produto, mercado, analise da concorrência, objetivos, metas e os programas de ação.


Palavras-chave: Marketing, Análise, Plano


1 INTRODUÇÃOEmbora muitas empresas não gostem de perder tempo com planejamento, grande parte da mortalidade das empresas podem ser atribuídas as falhas causadas por planos mal feitos, pela falta de condições dos responsáveis em fazer as coisas acontecerem ou pela própria inexistência de um plano de marketing.

Devido a falta de conhecimento, acabam achando que marketing é apenas fazer propaganda ou apenas avenda propriamente dita e, é exatamente onde se enganam e esses enganos podem levar a falência da empresa, mesmo que em um curto espaço de tempo ou existência.

Mesmo que o marketing seja uma ciência, qualquer empresário pode executar os princípios de marketing, qualquer empresa que tenha um produto ou algo para oferecer, vai precisar de um plano de marketing, independente do tamanho dessaempresa.. Por isso a importância de saber o que é marketing e principalmente, saber desenvolver um plano de marketing as suas etapas.

Dentro das etapas de marketing está avaliar a situação atual do mercado, definir os objetivos e metas de marketing, desenvolver táticas, ações, orçamentos e controles. Os conceitos e toda a complexidade que envolve seus desdobramentos serão objeto de detalhada análiseno decorrer deste estudo.


2 PLANO DE MARKETING

Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos.

De acordo com Las Casas (2001, p.18), “o plano de marketingestabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa”.

Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing e deve ser.
- Abrangente: Ter um esquema abrangente garante que não haverá omissões
- Flexível: A Flexibilidade dentro de um esquema abrangente não pode ser sacrificada.
- Consistente: Apreservação da consistência assegura ao plano de marketing e ao processo de planejamento, entendimento por parte dos executivos e colaboradores que estão fora da área de marketing.
- Lógico: o esquema do plano de marketing precisa fluir de maneira lógica.

Segundo Westwood (1995):

Um plano de marketing é como um mapa, ele mostra para a empresa aonde ela esta indo e como vai chegar lá. Ele é tantoum plano de ação como um documento escrito [...] É uma ferramenta de comunicação que combina todos os elementos do composto mercadológico em plano de ação coordenado. Ele estabelece quem fará o que, quando, onde e como, para atingir suas finalidades.


O plano de marketing não é uma ação isolada, é um processo composto por varias etapas e que se utiliza uma serie de ferramentas.



2.1ETAPAS DE UM PLANO DE MARKETING

2.1.1 SUMÁRIO EXECUTIVO

O sumário executivo apresenta-se como uma sinopse do plano de marketing geral que transmita o ponto principal da estratégia de marketing e sua execução. O intuito do sumário executivo é oferecer uma visão geral do plano, identificando rapidamente questões e temas fundamentais relacionados ao seu papel na implementação da estratégia de...
tracking img