Plano e planejamento de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Cathedral
Disciplina: Planejamento e Plano de Marketing.
Professora: Eleonor
Acadêmico: Dawglih Wendell






Planejamento e Plano de Marketing.












30 de outubro de 2012


Índice


03 ........................................... A importância do Planejamento de Marketing.

04 .... Definição de um modelo de Planejamento Estratégico e Plano deMarketing.
05 ..................................... Fundamento para os passos do Plano de Marketing.

07 ....................................................... Desenvolvimento do plano de marketing.

































































A importância do Planejamento de Marketing

Nos negócios de pequenoporte, é preciso saber qual o rumo que sua empresa tomará, para definir o futuro da sua empresa é preciso planejar. Com planejamento há mais chances de alcançar os objetivos traçados. Mas na correria do dia a dia, os pequenos empresários enfrentam dificuldades para investir tempo e dinheiro em planejamento na área de marketing. Outra necessidade é a de orientação: como fazer, por onde começar, o queabordar? Uma das opções para elaborar um plano de marketing é conhecendo melhor o seu mercado, você será capaz de traçar um perfil completo dos consumidores. Assim, poderá tomar decisões em relação a objetivos e metas, ações de comunicação, preço, distribuição, ponto de venda, produtos mais adequados ao seu mercado, etc. Isso lhe dará mais confiança para aumentar o seu marketing.
Nesta época doano é natural que as empresas façam um balanço do que passaram no ano. “O que aconteceu com meu negócio em 2010? Ganhamos ou perdemos?” Com essas questões respondidas pode-se verificar se os objetivos foram atingidos, as metas alcançadas e assim por diante.

Após estas conclusões deve-se pensar no que fazer em 2011. Quais são os planos e metas a serem alcançados? O que podemos fazer para ajudara antecipar algumas dessas respostas é formular e, posteriormente, executar um Planejamento de Marketing. Mas então outra pergunta vem a tona: “É realmente importante fazer um planejamento de MKT?”
O planejamento de marketing é um documento criado para detalhar as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos. Ele pode ser desenvolvido para uma marca ou determinado produto/serviço. Fazparte do plano estratégico de uma empresa e mostra, quando bem executado, a relação entre o produto e o mercado. Sua finalidade é ordenar as estratégias das empresas interessadas em obter eficiência e efetividade nas atividades orientadas pelo marketing. Porém, hoje em dia, podemos ver que a importância de um planejamento de marketing para as empresa vai além disso. Ele é mais que imprescindível – éobrigatório, para se estar entre os melhores.
Muitos empreendedores gerenciam seus negócios guiados pela intuição, sem aprofundamento específico nos assuntos relativos à gestão empresarial. O conceito de marketing ainda confunde micro e pequenos empresários, já que está popularmente relacionado somente à propaganda. Mas, como citamos anteriormente, o planejamento de marketing é de extremaimportância para definir as estratégias do negócio.
Na prática, o planejamento de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele, sua empresa pode definir resultados a serem alcançados, formular ações para atingir competitividade e tirar o melhorproveito das oportunidades encontradas para potencializar os pontos fortes.



Definição de um modelo de Planejamento Estratégico e Plano de Marketing
Como já mencionado no tópico anterior, para que se possa levar a bom termo os objetivos
deste estudo, torna-se necessária a escolha e definição do processo de Planejamento Estratégico de Marketing, suas respectivas etapas, e as características...
tracking img