O planejamento no ensino de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANEJAMENTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autor: Elizama Pereira de Souza

Professor Orientador: Aparecida de Lourdes Dechiche Sasazawa.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura Plena em Geografia GED. 0021- Estagio II

02/06/2011

INTRODUÇÃO




Ao pensar em uma boa aula e com grande aproveitamento do ensino aprendizagem, já vem a mente: O plano deaula. Pois sem um bom plano daquilo que queremos transmitir é impossível ter bons resultados já que o objetivo é alcançar uma boa aprendizagem do conteúdo ensinado. As ações do ensino podem ser projetadas antes de sua realização; através do planejamento, que busca racionalizar a ação. Costuma ser muito abrangentes as metas de ensino, porém o tempo e os recursos para a execução limitados. Nessesentido, o planejamento busca aperfeiçoar a ação docente.




Dentro do projeto político pedagógico temos o planejamento como à etapa mais importante do mesmo, pois é nele que deverão estar articuladas as metas e estratégias que são ajustadas as possibilidades reais. Podemos destacar três tipos de planejamento escolar: plano da escola, o plano de ensino e a seqüencia ou projeto didático. Oplano da escola vem trazer as orientações gerais que vinculam os objetivos da instituição escolar ao sistema educacional mais amplo. Já o plano de ensino se divide em tópico que definem: metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um ano letivo. E por último e muitíssimo importante temos a seqüencia didática: que é a previsão de conteúdos de um conjunto de aulas e o projeto de um trabalho maislongo e complexo.




Para o professor que busca no planejamento diário ou semanal, uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade é preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da utilização de um planejamento fechado sem aberturas para modificações constantes é claro sempre que houver a necessidade. Isto significa dizer que:a qualidade está no conteúdo que deve ser bem planejado e disponibilizado de modo que seja possível a aquisição de conhecimento pelo aluno.




Já por outro lado, na prática as incertezas e a imprevisibilidade são constantes, pois com freqüência planejamos uma aula e conduzimo-la de uma maneira muito diferente. Mas isso acontece simplesmente porque é quase impossível prever exatamente areação dos alunos ás situações de ensino. A imprevisibilidade é maior ao sermos surpreendidos com as respostas dos alunos as nossas perguntas, e ainda mais com as perguntas deles sobre o que estamos ensinando. Dessa forma, embora planejamos, o resultado do ensino não pode ser previsto ou antecipado completamente antes da realização do mesmo.



O objeto de estudo da Geografia, é oespaço que está sempre em constante transformação, pois é o resultado da ação do homem na superfície terrestre. Entendemos o espaço como humanizado, constantemente dinâmico, transformador e transformante, o local que vivemos que trabalhamos e vivenciamos nossas relações familiares e cotidianas. É necessário ressaltar que o saber geográfico deve ser entendido numa visão de totalidade, em que as relaçõesentre a sociedade e a natureza formam um todo, que está em constante transformação. Para compreender esse todo é necessário analisar as partes que o compõem, identificando nele seus aspectos econômicos, social, político, histórico, natural e como eles interagem entre si.




Devemos destacar que a Geografia é dinâmica, onde as mudanças acontecem a todo instante, desde a emancipação deum município alterando assim a cartografia de uma determinada região, como a construção de uma usina hidrelétrica que muda o percurso de um rio, alaga suas margens e grandes espaços de terra deslocando comunidades para outras áreas, tornando “nova” a geografia deste lugar, é valido lembrar que a ação do homem torna possível muitas dessas mudanças.

PORQUE PLANEJAR PARA ENSINAR GEOGRAFIA?...
tracking img