O planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O planejamento estratégico e o marketing como sistema de Gestão


A leitura dos principais textos sobre marketing, por vezes, leva-nos à conclusão errônea de que marketing é apenas mais uma entre as muitas atividades de uma empresa.
Considera o marketing como departamento e um equivoco
Considerar marketing como simples atividade,ferramenta ou departamento organizacional e um equívoco imperdoável. É ignorar sua abrangência. É fracionar, reduzir ou até mesmo anular sua eficácia.
Além disso, essa visão parcial e distorcida instaura dentro da empresa um clima de disputa de poderes. Não é raro ocorrerem nas reuniões de diretoria embates verbais entre os diretores de Finanças, Produção e Marketing, cada um defendendo suasposições e a hegemonia de seus domínios, e esquecendo-se de que a empresa é um organismo único e sistêmico, em que cada setor constituinte tem sua função específica, mas interdependente, e o sucesso estará na adequada e correta interação de todos em uma única direção: rumo aos objetivos da empresa e por meio do fiel cumprimento de suas estratégias.
Em primeiro lugar, é uma decisão básica: afirme e consciente disposição de adotá-lo como norma de trabalho. Portanto, para ser implantado e praticado, o marketing depende da convicção e da opção da mais alta direção da empresa ou empreendimento.
Em segundo lugar, ele é um sistema de gestão empresarial amplo, totalmente dedicado a alcançar e manter o equilíbrio entre o potencial da empresa e o potencial do mercado.


PlanejamentoEstratégico

As discussões levantadas sobre plano de negócios, somente têm sentido se você, aluno, utilizar todos os conhecimentos desenvolvidos pelas demais disciplinas que tratam, especificamente, do Marketing e dos assuntos correlacionados. O objeto é a compreensão das fases pertinentes à elaboração do Plano de Negócios.
Algumas pessoas fazem diferenciação entre Plano deNegócios e Planejamento Estratégico, argumentam que o Plano de Negócios é utilizado para abertura ou expansão do negócio e que tem foco na área financeira, dizem ainda que no Planejamento Estratégico não são efetuadas análises nem se determinam estratégias para a área financeira e é utilizado para empresas já estabelecidas.
Ora, um planejamento estratégico que não contemple todas as análiseseconômicas financeiras para avaliar sua viabilidade com relação a retorno de investimento e disponibilidade de fluxo de caixa para investimentos nas estratégias estabelecidas não terá fundamentação e sua chance de sucesso é quase nula.
Planejamento Estratégico e Plano de Negócios tem exatamente os mesmos objetivos e não devem ser diferenciados. Para esclarecer esse tema, deve-se compreender que omarketing evoluiu e não se pode mais conceber um Planejamento Estratégico em que não se contemple a análise econômico/financeira.


Etapas do Planejamento Estratégico

a. Avaliação do processo sistêmico;
b. Avaliação da relação empresa-mercado;
c. Objetivos e metas preliminares;
d. Definição dos produtos e/ou serviços;
e. Definição da concorrência;
f. Definição do mercado;
g. Análise doambiente de marketing;
h. Sistema de informações;
i. Definição estratégica;
j. Gestão estratégica;
k. Estudo de viabilidade econômico/financeira.
Construção do planejamento estratégico


SUMÁRIO:


Como a empresa está atualmente?
- análise preliminar do processo sistêmico (inputs, throughputs e outpus)


A relação daempresa com o seu mercado está equilibrada?
- análise da relação de equilíbrio empresa-mercado em termos de potencial, necessidades e expectativas.


De acordo com esta análise inicial, quais são os objetivos e metas a perseguir?
- definição de objetivos e metas preliminares.


O que a empresa tem a oferecer ao mercado e à sociedade?
- definição de missão, visão e...
tracking img