O pensamento oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE IBITINGA FAIBI

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DAMIANI TIOZZO CAPATO

IV A FILOSOFIA E SEU DEVIR

O PENSAMENTO ORIENTAL E OS TRES MAGNÍFICOS DA FILOSOFIA CLÁSSICA

IBITINGA-SP
2013

DAMIANI TIOZZO CAPATO

IV A FILOSOFIA E SEU DEVIR

O PENSAMENTO ORIENTAL E OS TRES MAGNÍFICOS DA FILOSOFIA CLÁSSICA

Trabalho apresentado comorequisito para avaliação da disciplina de Filosofia do 1º Semestre do 1º Ano, ministrada pela Professora Lourdes Stronioli.

IBITINGA-SP
2013
O PENSAMENTO ORIENTAL

Os orientais preferem o tremo “Pensamento Oriental” Em vez de Filosofia

CONFÚCIO - CHINA:

O Confucionismo, fundado por Confúcio é uma sistematização ético-filosófica destinada a manter a estabilidade (e, portanto, a felicidade)da nação. O imperador deve ser sábio e dar exemplos edificantes, assim como o pai aos filhos. O homem digno deve trabalhar muito, contentar-se com pouco, ter paciência nas desventuras, respeitar sempre os superiores

BUDA -ÍNIDIA:

O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma formacorreta de vida. Também crêem na lei do carma, segundo a qual, as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura. A doutrina é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:
A existência implica a dor -- O nascimento, a idade, a morte e os desejos são sofrimentos.
A origem da dor é o desejo e o afeto -- As pessoas buscam prazeres que não duram muito tempo e buscam alegria que leva amais sofrimento.
O fim da dor -- só é possível com o fim do desejo.
A Quarta Verdade -- se prega que a superação da dor só pode ser alcançada através de oito passos:
Compreensão correta: a pessoa deve aceitar as Quatro Verdades e os oito passos de Buda.
 Pensamento correto: A pessoa deve renunciar todo prazer através dos sentidos e o pensamento mal.
Linguagem correta: A pessoa não deve mentir,enganar ou abusar de ninguém
Comportamento correto: A pessoa não deve destruir nenhuma criatura, ou cometer atos ilegais.
 Modo de vida correto: O modo de vida não deve trazer prejuízo a nada ou a ninguém.
Esforço correto: A pessoa deve evitar qualquer mal hábito e desfazer de qualquer um que o possua.
Desígnio correto: A pessoa deve observar, estar alerta, livre de desejo e da dor. Meditação correta: Ao abandonar todos os prazeres sensuais, as más qualidades, alegrias e dores, a pessoa deve entrar nos quatro gráus da meditação, que são produzidos pela concentração

LAO TSÉ

O credo do Taoísmo é: “Sujeite-se ao efeito, e não busque descobrir a natureza da causa.”.O Taoísmo é uma religião anti-intelectual, que leva o homem a contemplar e se sujeitar às leis aparentes danatureza, ao invés de tentar compreender a estrutura destes princípios. A doutrina básica do Taoísmo se resume em uma forma prática, conhecida como as “Três Jóias”: compaixão, moderação e humilhação. A bondade, simplicidade e delicadeza também são virtudes que o Taoísmo busca aparentar às pessoas.O Taoísmo, por sua vez, enfatizava que as pessoas deveriam evitar todo tipo de obrigações e convíviossociais, e se dedicassem a uma vida simples, espontânea e meditativa, voltada à natureza.
Segundo os ensinamentos do Taoísmo, o Tao (caminho) é considerado a única fonte do universo, eterno e determinante de todas as coisas. Os taoístas crêem que quando os eventos e coisas são permitidas existir em harmonia natural com a força macro-cósmica, então existe paz.
Tao — Deus: Apesar do Taoísmooriginalmente ignorar um Deus criador, os princípios do Tao eventualmente tem o conceito de Deus. LaoTsé escreveu: “Antes do céu e da terra existirem, havia algo nebuloso... Eu não sei o seu nome, e eu o chamo de Tao.”
Yin e Yang: Eles consideram também que tudo no mundo é composto pelos elementos opostos Yin e Yang. O lado positivo é o yang, é a força positiva do bem, da luz e da masculinidade e o...
tracking img