Fundamentos do pensamento oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo de hoje é caracterizado pela globalização, um fenômeno impulsionado nas últimas décadas pela evolução da tecnologia da informação e telecomunicações e que permitiu a derrubada de fronteiras e encurtamento de distâncias com a disponibilidade de informação praticamente infinita e imediata. Este contexto propicia o aumento da intensidade do contato entre realidades anteriormente maisestanques e segregadas pelas distâncias físicas naquilo que conhecemos classicamente como "ocidente" e "oriente". Esta aceleração da assimilação entre estes dois polos de desenvolvimento da humanidade, naturalmente não se dá sem atritos entre os mesmos e nem tampouco de forma desconectada da disputa pela hegemonia cultural em escala planetária.
Dentro do conceito inicialmente proposto de "oriente", oqual de tão amplo termina abstrato, podemos destacar a tradição chinesa, contemplando o Taoísmo e o Confucionismo, e compará-la com a tradição semítica típica do ocidente, englobando o judaísmo, cristianismo e islamismo.
As duas tradições apresentam visões de mundo razoavelmente contrastantes, desde seus conceitos mais pétreos. As tradições ditas semíticas estão indissociavelmente ligadas areligiões monoteístas que pregam uma cultura de obediência e submissão à vontade do Deus superior e partem da noção de que o ser humano é por definição de alguma forma falho e impuro. Há que se considerar que estes conceitos foram historicamente amplamente explorados como instrumentos de dominação cultural e social, especialmente no catolicismo, mas também no Islamismo e Judaísmo.
O Taoísmo, por outrolado, tem toda uma ênfase na harmonia entre a vida e o "Tao" que deve ser entendido não como uma verdade única, específica e compreensível, mas como um processo, um caminho que exprime o conceito de Absoluto: o Tao é ao mesmo tempo o caminho, o caminhante e o ato de caminhar. Este conceito traz a ideia de origem, princípio e força motriz por trás de todas as coisas. Este "Absoluto" está além dotempo, do espaço e das linguagens configurando-se em um conceito inefável e cuja compreensão deve ser perseguida através de exercício e só pode ser encontrada através de uma experiência pessoal. Ao contrário das tradições semíticas o taoismo enfatiza a espontaneidade ou liberdade, a busca individual do caminho não dependente de nenhuma orientação centralizada: "Seguimos todos por processos deaquisição de diferentes normas e orientações da sociedade e, no entanto, podemos viver em paz se não procuramos unificar todas estas formas naturais de ser".
Enquanto as diferentes vertentes das tradições semíticas historicamente estiveram relacionadas com algum sistema de governo e dominação como mencionado anteriormente, o que se observou no caso do taoísmo é justamente o contrário, com a absolutaliberdade dos seus seguidores tendo sido interpretada inclusive como ameaçadora à autoridade de alguns governantes, que incentivaram o crescimento de outras seitas em seu detrimento. De forma similar, mas de nenhuma maneira idêntica, no Confucionismo não existe um deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes. O alicerce místico de sua doutrina é a busca do Tao, fonte de toda a vida,a harmonia do mundo: a base da felicidade dos seres humanos é a família e uma sociedade harmônica e desta forma existe toda uma doutrina acerca das e responsabilidades governamentais, as quais devem fazer com que todos sigam o mesmo moral Tao, subsidiando deveres morais e coesão social. A família e a sociedade devem ser regidas pelos mesmos princípios: os governantes precisam ter amor e autoridadecomo os pais; os súditos devem cultivar a reverência, a humildade e a obediência de filhos.
Em suma, o que podemos observar nas tradições chinesas uma visão de mundo onde predomina o respeito e a disciplina, o coletivo e a organização, em detrimento do indivíduo e da liberdade. A observação e o respeito à natureza têm uma importância na, que para nós é praticamente desconhecida apesar de...
tracking img