Explique o conceito de verdade para o cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação
Professora: Dra. Ruth Izumi Setoguti

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Acadêmica: Miriam dos Santos Ribeiro de Oliveira
R.a: 74 567

Explique o conceito de verdade para o cristianismo.

Tendo o capítulo quatro de José Joaquim Pereira Melo comobase para elaboração de minha atividade, observei com a leitura do capitulo que o cristianismo apresenta posições que julga verdadeiras, tendo como conceito de verdade para o cristianismo a preocupação de mediar a relação entre homem e Deus para que esta seja harmoniosa, tendo também o Messias, ou seja, um reparador ou redentor.
O cristianismo apresenta seus fundamentos baseados em um conteúdoque segundo seus adeptos é um conteúdo revelado, se tornando de grande importância pois ordena e orienta a vida de uma grande parcela da humanidade.
Segundo Madiarof (2011), o verdadeiro criador do cristianismo, em sua novidade e originalidade, é Jesus Cristo. Pode ele dar plena solução ao problema do mal, solução que representa o maior valor filosófico no cristianismo.
Ao analisar ocristianismo é possível perceber que iniciou-se quando o pensamento clássico ainda não havia acabado de se desenvolver, e durante este processo alguns adeptos do pensamento clássico tenha buscado uma nova direção no pensamento cristão.
Observa-se que no período inicial do cristianismo era comum que os filósofos demonstrassem certo interesse pelos escritos sagrados, a fim de buscar inspiração e adaptavamconceitos defendidos tanto pelo judaísmo como pelo cristianismo em suas doutrinas, daí pode- se notar a grande influência sobre o pensamento clássico.
É relevante considerar a contribuição dessas duas formas de pensar o clássico e o cristianismo. Que expandiu-se e seus conceitos foram ganhando mais adeptos, devido a eficácia da estruturação discursiva efetuada pelos que propagava o cristianismo,sendo esta decisiva para a tomada de novos rumos.

2. Explique como se deu a constituição do pensamento cristão desde a sua origem até o século IV, apontando seus aspectos principais.

Ao falar sobre a constituição do pensamento cristão, é importante frisar que o cristianismo para conquistar seu espaço e para que seus adeptos conseguissem levar a mensagem e propagar o cristianismo, foinecessário romper barreiras significativas.
O cristianismo se deparou com um mundo de forte organização romana, da intelectualidade grega e pelo grande misticismo oriental, sendo assim um mundo repleto de vigorosas doutrinas filosóficas e religiosas, mas o cristianismo foi infiltrando-se neste mundo e ganhando um espaço significativo e com grande expansão.
Neste ambiente o cristianismo foi seapropriando de conceitos e constituindo sua proposta de formação religiosa e educacional e ainda de estrutura institucional, neste caso absorveu do mundo judeu a inspiração doutrinal e ascética, bem como a organização de uma estrutura institucional ampla. Dos romanos herdou a tolerância religiosa isto em relação aos povos submetidos, já da cultura clássica utilizou de algumas de suas reflexões, uma vez queessas reflexões contribuiu para propagação da nova fé.
É possível, analisar no decorrer do texto de apoio que entre o primeiro século e metade do segundo surgiu o conceito Patrística, que se trata do conjunto dos primeiros padres da igreja, estes provavelmente receberam a doutrina dos apóstolos de Jesus.
Na fase dos padres Apostólicos destaque para Clemente de Roma e Inácio de Antioquia, estesse preocupavam em refletir as mensagens de Jesus em sua originalidade e simplicidade, neste período vários foram os documentos que demonstravam influências cristãs, como a Didaqué, As Odes de Salomão, A carta de Barnebé, o Pastor de Hermas, a carta a Diogneto com autor anônimo, sendo esta uma exceção, pois retomou o combate ao pensamento pagão.
Já no século II aumentou a influência e a...
tracking img