Elementos de psicologia no pensamento oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS DE PSICOLOGIA
NO PENSAMENTO ORIENTAL








Autora:

Analyce Claudino dos Santos, Psicóloga, Especialista em Acupuntura
Revisor
Prof. Marcelo Fabian Oliva










INTRODUÇÃO


Tem sido crescente o interesse ocidental a respeito do estudo e pesquisa da Psicologia sob o paradigma oriental. Mas particularmente de uns anos para cá esta curiosidade nãosó pela Psicologia, mas por tudo o que vem do extremo oriente tem ficado mais evidente. Notamos a introdução no nosso cotidiano de conceitos antes inexistentes, a utilização de símbolos e ideogramas orientais, o interesse crescente pelas artes marciais, a aplicação na arquitetura de princípios como os do feng shui, entre outros.
A necessidade da busca de alternativas em uma sociedade demodelos tão diferentes dos nossos evidencia, de certo modo, a falência dos nossos próprios recursos para lidar com algumas questões e o desejo de ir além do nosso conhecimento que muitas vezes se mostra insuficiente. Demonstra também a tentativa de um resgate, um retorno à essência que se perdeu, a busca de uma conexão com uma sabedoria humana mais integrada com seu meio-ambiente, que a China aindatraz até o presente apesar dos muitos anos de história e evolução.
A diferença na visão de mundo, nas origens e na história existente entre o ocidente e o oriente nunca foi, nem deve ser considerada, um empecilho que desencoraje o estudo ou impeça a aplicação prática dos conceitos orientais à nossa realidade. É pela própria diferença que se podem encontrar alternativas para questões atéagora insatisfeitas e para certos problemas aos quais a psicologia ocidental apresenta limitações.
Este projeto de estudo acerca do paradigma oriental não pretende procurar por semelhanças ou tentar igualar teorias orientais com escolas e teorias psicológicas ocidentais. Ele vai, antes disso, oferecer mais uma alternativa, e delinear as respectivas implicações na concepção do ser humano e nassuas relações, acreditando que assim pode colaborar para se ir além no trabalho cotidiano de decifração e entendimento do homem.
Sem dúvida que é tentador fazer paralelos já que, como veremos, a própria ciência ocidental levou a conclusões muito semelhantes a conceitos orientais antigos. Constatamos que questões como a Psicossomática, teorias como as da Física Quântica a respeito dasinterações sistêmicas, entre outros tópicos de psicologia moderna, já vem sendo faladas pelo oriente, de outra maneira e em outro contexto, por séculos. Ou seja, parece que caminhamos por anos na ciência para acabar voltando ao essencial. Redescobrimos o oriente quando passamos a reconhecer que poderíamos estar falando todos a mesma coisa, mas em linguagens diferentes.
No entanto, quando tentamosjuntar conhecimentos de diferentes origens e distintas naturezas corremos o risco de amputar os conceitos, de deturpá-los, para que uns caibam nos outros, se igualem e formem um todo coerente, perdendo muitas vezes o sentido básico inicial.
Assim, este projeto de estudo tem pretensões mais modestas. Objetiva apenas relacionar tópicos e elementos necessários para a compreensão geral dapsicologia sob o paradigma oriental, sem elaborar confrontos de idéias ou pretender esgotar o assunto. Não cabe aqui fazer uma revisão do relacionamento dos sistemas oriental e ocidental de pensamento, portanto a explicação de conceitos de domínio da psicologia ocidental será feita somente na medida em que se tornar necessária para a compreensão do próprio pensamento oriental.
Nos perguntamosfinalmente, que validade teria o conhecimento da psicologia oriental quando inserida numa cultura diametralmente oposta em tantos aspectos como o é a nossa? Em primeiro lugar, tem como validade facilitar a tarefa de diagnóstico e tratamento para aqueles que tentam conceber o homem dentro das premissas da Medicina Tradicional Chinesa e já estão aplicando o pensamento oriental no trabalho diário....
tracking img