Luximetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O LUXÍMETRO
Estamos dando continuidade a nossa sequencia de artigos sobre instrumentação. Neste artigo vamos apresentar o luxímetro, este aparelho que é utilizado para medir a iluminância dos ambientes ou de fontes de luz. Largamente utilizado na Tecnologia de Sistemas Biomédicos.

A LUZ
Antes de apresentarmos o LUXÍMETRO, se faz necessário alguns conhecimentos rudimentares sobre a LUZ. A luzé uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda etromagnética: intensidade (ou amplitude),frequência e polarização(ângulo de vibração). No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a cor. Deve ser ressaltada também a dualidade onda-partícula, característica da luz como fenômeno físico, em que esta tem propriedades de onda e partículas, sendo válidas ambas as teorias sobre a natureza da luz. Um raio de luz é a trajetória da luz em determinadoespaço, e sua representação indica de onde a luz é criada (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogéneo, a luz percorre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos a luz pode descrever trajetórias curvas. As seguintes quantidades e unidades são utilizadas para medir luz: 1 - Brilho, medida em watts/cm² 2 -Iluminância ou iluminação (Unidade SI: lux) 3 - Fluxo luminoso (Unidade SI: lumen) 4 - Intensidade luminosa (Unidade SI: candela)

O LUXÍMETRO
É um aparelho destinado a medir o nível de iluminamento ou iluminância de uma superfície. A unidade de medida é o lux.

A iluminância de uma fonte luminosa pode ser prontamente lida posicionando - se a fotocélula no plano da medição e a iluminância em lux(lx) é lida em uma escala que geralmente varia de 1 lux a 20.000 lux, mas que pode chegar aos 200.000 lux dependendo do modelo. O luxímetro é utilizado largamente na indústria pelos profissionais da área de higiene ocupacional e engenharia e visa principalmente o conforto do funcionário, adequando sua atividade (ou função) às exigências estabelecidas por norma ABNT específicas à medição deiluminância. O cálculo correto leva em consideração além da função do trabalhador, o nível de iluminação, o tipo de lâmpada utilizada (incandescente, fluorescente, etc.), cor do teto, cor das paredes do ambiente de trabalho a leitura em lux do ambiente. Este procedimento pode ser encontrado facilmente em livros de engenharia elétrica que se referem a instalações elétricas.

O Luxímetro ideal é aqueleque além do cabo de extensão maior ou igual a 1m ( um metro) pelo simples fato de prover meios que minimizem a interferência do corpo humano nas leituras de campo e possuir características descritas abaixo como resposta ao efeito coseno e resposta espectral. Qualidade dos luxímetros pode ser determinada através dos seguintes fatores: a) Resposta espectral: O sensor deve estar corrigido paraapresentar uma sensibilidade espectral próxima à curva de sensibilidade do olho humano. Abaixo, mostra a curva óptica padrão do olho humano proposta pela CIE. Como se pode perceber, o olho humano não responde igualmente a todos os comprimentos de onda da faixa visível do espectro luminoso. A máxima sensibilidade encontra-se numa faixa entre o verde e o amarelo (550 nm), sendo bastante baixa para o violetae o vermelho.

b) Sensibilidade à temperatura: A sensibilidade das fotocélulas à variação de temperatura é influenciada pela resistência do circuito associado a elas. Quando a resistência é alta, as variações de temperatura podem causar erros nas medidas. Desta forma, recomenda-se que as fotocélulas sejam utilizadas em ambientes com

temperatura em torno de 25 °C, devendo-se evitar o seu...
tracking img