O passado e o futuro - uma escola ideal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O passado, o futuro e a escola ideal

É comum a comparação entre uma época e outra. O passado tem suas qualidades em relação ao presente, assim como o futuro pode regredir, em alguns aspectos, comos dias atuais. Ao falar de educação, entretanto, espero que os próximos anos sejam sempre melhores. Penso que a escola ideal, onde nós profissionais da educação desejamos atuar, precisa reunircaracterísticas das instituições em que estudamos e os avanços possibilitados tanto pelas novas tecnologias quanto pelo aperfeiçoamento da formação de educadores.

Anos atrás, a equipe responsável pelaeducação dos estudantes, incluindo professor, coordenador, diretor e pedagogo, tinha mais liberdade para transmitir valores que, hoje, estão se perdendo. A proximidade entre família e escola era muitomaior, e os profissionais eram tradados com respeito. Os pais, diante de uma reclamação do filho, partiam do princípio que a escola tinha razão, na hora de averiguar os fatos. Atualmente, vemosepisódios de pais e alunos agredindo professores e reclamando das escolas.

Com relação à dedicação, havia por parte dos profissionais uma atenção maior dada aos estudantes, até em horáriosextracurriculares. Hoje, essa relação se tornou mais impessoal, até pela falta de tempo dos educadores, que conciliam trabalhos em locais diferentes, pressionados pela situação financeira.

Por outro lado, falandodo que melhorou, hoje as escolas podem ser mais bem equipadas, e a tendência, devido aos avanços tecnológicos, é que fiquem mais evoluídas a cada ano, em termos de infraestrutura. Os estudantes e osprofissionais podem dispor de mais conforto e de mais facilidades proporcionadas por equipamentos de ponta. Isso, é claro, em escolas que acompanham a evolução, como espero que todas sejam em um futuropróximo, quando já estarei atuando.

Outra vantagem em relação ao passado é que os profissionais de hoje têm acesso a diversos cursos de aperfeiçoamento, antes escassos. O investimento em...
tracking img