Engenharia de software - cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Andrey de Souza Theisen
Rafael Schneider da Silva
Rafael Zanatta dos Santos
Rafael Zurawski

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTAMAS

Roberto Zanoni
PORTO ALEGRE MAIO/ 2012
INTRODUÇÃO
A adoção da metodologia CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos de Software é muito comentada e requisitada.
CMMI é uma metodologia criadapela SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas, que já são consideradas efetivas, em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece um guia para aimplementação dessas melhorias.
O primeiro passo a ser dado é a identificação, por meio de um método definido pelo SEI ((SCAMPI – SEI Members of the Assessment Method Integrated Team, 2001) e conduzido por um avaliador credenciado, do estágio em que a empresa se encontra no presente; uma vez que este denota um nível de maturidade a ser alcançado pelas empresas, visando ajudá-las no desenvolvimento emanutenção dos projetos de software, como também melhorar a capacidade de seus processos.
Após a verificação do estágio da empresa, verifica-se qual a próxima etapa a ser alcançada e quais as competências que devem ser adquiridas neste processo. Esta fase é importante, pois permite alcançar o sucesso e, consequentemente, melhoria na qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela área detecnologia da Empresa.
O CMMI possui duas representações: continua ou por estagios.
Continua:
Nível 0: Incompleto (Ad-hoc)
Nível 1: Executado
Nível 2: Gerenciado / Gerido
Nível 3: Definido
Por estagios:
Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
Nível 2: Gerenciado / Gerido
Nível 3: Definido
Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente
Nível 5: Em otimização

1 CONSIDERAÇÕES SOBRE Ocmm
1.1 Conceito de CMM
O conceito de CMM abrange os modelos/padrões para desenvolvimento de software, engenharia de sistemas, aquisição de software e recursos humanos. O modelo foi criado pelo Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie Mellon (SEI/CMU), Estados Unidos. Atualmente é utilizado em mais de 45 países. Através da certificação nesse modelo, as empresas têm oreconhecimento internacional da maturidade de seus processos de produção de software.
Capability model maturity é um modelo de referência para práticas maduras usando para melhorar a capacidade de uma equipe no desempenho de uma determinada disciplina.
CMM’s diferem-se por:
- Disciplina (e.g., software engineering, system engineering);
- Strutura (e.g., staged, continuous);
- Definição dematuridade (i.e., process improvement path).
O CMM refere-se aos processos básicos necessários para o gerenciamento efetivo de software. Tanto o desenvolvimento quanto a manutenção de software são cobertos.
1.2 Origem do CMM
O CMM teve origem durante na década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pela Força Aérea Norte-Americana, que desejava sercapaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações, como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados.
Para desenvolver este modelo, a Força Aérea constituiu, junto à Carnegie-Mellon University, o SEI (Software Engineering Institute), o qual, além de ser o responsável pela evolução do CMM, realiza diversasoutras pesquisas em Engenharia de Software.
O líder do projeto que veio a resultar no CMM foi Watts Humphrey, anteriormente responsável por todo o desenvolvimento de software da IBM, onde aplicou pela primeira vez os conceitos tradicionais de qualidade, largamente conhecidos e utilizados em manufatura, no desenvolvimento e manutenção de software. Neste trabalho, Humphrey baseou-se na sua...
tracking img