Modelo de fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS
ISCA FACULDADES

ENGENHARIA AMBIENTAL

Gleison Henrique Alves de Oliveira

PROPROSTA DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA INDÚSTRIA METALÚRGICA.

Limeira – SP
2012
Gleison Henrique Alves de Oliveira

PROPROSTA DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA INDÚSTRIA METALÚRGICA.

Projeto de pesquisa apresentado como exigência parcialpara obtenção do título de bacharel em Engenharia Ambiental pelo Instituto Superior de Ciencias Aplicadas, sob a orientação da professora Walkiria da Conceição Antunes Troppmair.

Limeira – SP
2012

Banca Examinadora

Agradecimentos

Resumo

Abstract

Sumário

1 Introdução e Justificativa.

“Primeiro, a lagoa ficou preta. Depois, os peixes começaram a morrer. Por fim, as autoridades declararam aterra condenada. Stefano Galli estende a mão trêmula sobre seus hectares envenenados e conta a história de um negócio bom demais para ser verdade. Após comprar sementes numa loja local de insumos agrícolas num dia primaveril de 1.999 (hum mil novecentos e noventa e nove), o fazendeiro de 67 anos da Úmbria foi abordado por um vendedor que o persuadiu a testar um novo fertilizante em sua terra. Onegócio: 500 kg grátis, com um aperto de mãos para comprar mais no futuro se ele ficasse satisfeito.
Sem o conhecimento de Galli, a palha escura que ele espalhou em seus campos de trigo, milho e legumes era rejeito industrial altamente tóxico. Depois das primeiras chuvas pesadas, os peixes começaram a boiar em uma lagoa que recebe as águas escoadas. “Sinto minha terra morrendo diante dos meusolhos”, diz Galli, para quem a fazenda conservada por usa família talvez já não tenha nenhum valor”.
A história narrada é parte de uma matéria publicada pela revista “Business Week” e embora pareça distante da realidade brasileira, uma vez que aconteceu na Itália, poderia perfeitamente encaixar-se em vários episódios da gestão inadequada de resíduos no Brasil.
Muitos casos de negócios que perdem valorpor conterem resíduos tóxicos mal gerenciados, o famoso “passivo ambiental”, que entra diretamente na conta de quem deseja vender seu negocio ou comercializar os seus produtos.
No Brasil, além de desvalorizar o seu negócio (ou, até mesmo, inviabilizá-lo) a gestão inadequada de resíduos é crime ambiental e pode acarretar em altas multas e até prisão do responsável.
Com a implantação doGerenciamento de Resíduos Sólidos nas empresas, as boas práticas revelam-se altamente rentáveis para o empresário. As técnicas de redução na fonte, substituição de matéria-prima, reutilização e reciclagem podem trazer reais benefícios econômicos, além de evitar a exposição do negócio aos riscos dos passivos ambientais (desvalorização ou perda total da atividade) e as multas emitidas pelos órgãosfiscalizadores. Os casos onde for comprovada a falta de tecnologia ou inviabilidade financeira, os resíduos passam a ser rejeitos, estes devendo ser descartados corretamente.
A Máquinas Furlan Ltda., uma empresa 100% (cem por cento) limeirense, conceituada na região de Limeira no ramo metalúrgico, há 50 anos no mercado de máquinas e equipamentos para mineração, preocupada com os impactos ambientais geradosao meio ambiente pelo seu processo produtivo e mineradoras (principais clientes), preocupada com sua imagem no mercado brasileiro e MERCOSUL, busca minimizar seus impactos e reduzir o consumo de matéria prima, através de um Gerenciamento de Resíduos Sólidos aplicado em seu site. A implantação do gerenciamento de resíduos sólidos será a primeira etapa para implantação da ISO 14.000.
Desde 2.010(dois mil e dez) a empresa busca melhorias em seu processo produtivo através de manutenções preventivas visando à detecção de vazamentos de óleos hidráulicos, graxas e óleos solúveis, substituição de máquinas e equipamentos modernos atendendo as exigências da nova Norma Regulamentadora 12.
Além das áreas produtivas a empresa possui área de engenharia e administrativa onde são gerados papéis e...
tracking img