Modelo de fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXOGRAMA AMBULATORIO 24 HORAS EVARISTO VILELA
Os principais processos realizados s são:
_ Atendimento de urgência/emergência e ambulatorial;
_ Internações hospitalares pequenas cirúrgicas e obstétricas;
_ Serviço de apoio ao diagnóstico: Exames laboratoriais e por imagem;
_ Assistência farmacêutica;
_ Assistência psicológica;
_Curativos
_ Central de esterelização
_ Assistência porequipe de enfermagem

Triagem

Na parte de triagem de pacientes na área intra hospitalar é realizado aferição dos SSVV; PA, Temperatura e peso basicamente, onde é anotado na ficha do paciente que será passada ao medico.
Triagem é o processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado. Este processo raciona eficientemente os cuidados quando osrecursos são insuficientes para tratar todos os pacientes de imediato. O termo tem origem no francês trier, que significa separar ou selecionar. Existem dois tipos de triagem: simples e avançada. A triagem pode ter como objetivo determinar a ordem e prioridade dos cuidados de emergência, a ordem e prioridade do transporte de emergência ou ainda o destino do transporte do paciente.

Sala decurativos

São realizados diversos curativos, como retirada de pontos, curativo nos pontos, em feridas de pacientes com diabetes, feridas de pacientes com leishimaniose, curativos em cortes, em acidentados, entre outros. Os horários dos curativos são: manha das 8:00 as 11:00 e tarde das 14:00 as 17:00 horas.

Um bom curativo começa com uma boa preparação do carro de curativos. Este deve sercompletamente limpo. Deve-se verificar a validade de todo o material a ser utilizado. Quando houver suspeita sobre a esterilidade do material que deve ser estéril, este deve ser considerado não estéril e ser descartado. Deve verificar ainda se os pacotes estão bem lacrados e dobrados corretamente. O próximo passo é um preparo adequado do paciente. Este deve ser avisado previamente que o curativo serátrocado, sendo a troca um procedimento simples e que pode causar pequeno desconforto. Os curativos não devem ser trocados no horário das refeições. Se o paciente estiver numa enfermaria, deve-se usar cortinas para garantir a privacidade do paciente. Este deve ser informado da melhora da ferida. Esse métodos melhoram a colaboração do paciente durante a troca do curativo, que será mais rápida eeficiente. A lavagem das mãos com água e sabão, que deve ser feita antes e depois de cada curativo. O instrumental a ser utilizado deve ser esterilizado; deve ser composto de pelo menos uma pinça anatômica, duas hemostáticas e um pacote de gaze; e toda a manipulação deve ser feita através de pinças e gazes, evitando o contato direto e consequentemente menor risco de infecção. Deve ser feita uma limpezada pele adjacente à ferida, utilizando uma solução que contenha sabão, para desengordurar a área, o que removerá alguns patógenos e vai também melhorar a fixação do curativo à pele. A limpeza deve ser feita da área menos contaminada para a área mais contaminada, evitando-se movimentos de vaivém Nas feridas cirúrgicas, a área mais contaminada é a pele localizada ao redor da ferida, enquanto que nasferidas infectadas a área mais contaminada é a do interior da ferida. Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo. Em certos locais o esparadrapo não deve ser utilizado, devido àmotilidade (articulações), presença de pêlos (couro cabeludo) ou secreções. Nesses locais deve-se utilizar ataduras. Esta vede ser colocada de maneira que não afrouxe nem comprima em demasia. O enfaichamento dos membros deve iniciar-se da região distal para a proximal e não deve trazer nenhum tipo de desconforto ao paciente. O esparadrapo deve ser inicialmente colocado sobre o centro do...
tracking img