Inteligencia artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Artificial (AI)

Uma ciência e tecnologia cuja meta é desenvolver computadores que possam pensar, além de ver, ouvir, andar, conversar e sentir. Um principal impulso é o desenvolvimento de funções de computador normalmente ligadas à inteligência humana, por exemplo, raciocínio, inferência e solução de problemas. Exemplo: Robôs Industriais.
Sistemas que pensam racionalmente – Seriaa ideia de que o sistema provido de Inteligência Artificial poderia perceber um determinado problema, resolver, e agir de acordo com sua solução tomada. É sistema baseado em raciocínio lógico, pois possui seus fundamentos centrados na forma "correta" de pensar. No entanto, esta abordagem possui alguns problemas na hora de traduzir o conhecimento informal aos termos formais, pela falta de precisãode tais dados.
Sistemas que agem racionalmente encabeçando o conceito de que "Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem, melhores e com mais agilidade". Este tipo de sistema, ao contrario do pensamento racional proposto, visa não só conceber a forma correta de lidar com um problema, mas analisar todas as formas de ação,seja ela a melhor ou não, o que o torna um sistema mais flexível do que o Pensamento Racional.
Sistemas que pensam como humanos – São sistemas que buscam resolver os problemas da mesma forma que os humanos resolveriam. Ele se baseando na ciência cognitiva, que é a aproximação dos modelos computacionais com técnicas experimentais da psicologia na tentativa da construção de teorias precisas edetalhadas do trabalho da mente humana.
Sistemas que agem como humanos – são sistemas que foram desenvolvido para ser uma forma operacional de definição da inteligência. No futuro, com o desenvolvimento da Inteligência Artificial, nos teremos um conceito preciso de sua definição.
A Inteligência Artificial se agrupa em quatro categorias como se segue abaixo suas definições:

• Sistemas que pensemcomo humanos;
• Sistemas que agem como humanos;
• Sistemas que pensem racionalmente;
• Sistemas que agem racionalmente.

A história da Inteligência Artificial

Existem evidencias do folclore em torno da busca pela Inteligência Artificial que datam do Egito antigo, no entanto, a tecnologia necessária para o desenvolvimento de sistemas inteligentes só se tornou disponível com a criação doscomputadores em 1941.
O primeiro trabalho de Inteligência Artificial são creditado em 1943 a Warren McCulloch e Walter Pitts. Eles propuseram um modelo artificial de cadeia neural (Fig. 3), onde cada neurônio poderia assumir o valor de "verdadeiro" ou "falso", e qualquer função computável poderia ser computada por uma rede de neurônios artificiais interligados. Ambos também sugeriram que determinadasredes poderiam aprender.
Durante os anos seguintes, a Inteligência Artificial começaria a dar seus primeiros passos, através de pesquisas quase que isoladas visando o seu desenvolvimento. Foi então que John MacCarthy (Fig. 3) organizou no verão de 1956
um workshop abordando áreas como redes neurais e teoria da automação. Na verdade, o conferencia de MacCarthy em si não trousse nenhuma novadescoberta, mas serviu para apresentar todas as grandes cabeças da área, umas as outras e introduzir a nomenclatura Inteligência Artificial ao mundo acadêmico.
Os sete anos seguintes foram de grandes avanços para o conceito de Inteligência Artificial que após a conferência, havia se tornado mais consistente. Começavam a surgir os primeiros centros de desenvolvimento da área, como o Carnegie Mellon eo MIT. Os rumos da I.A. caminhavam agora para o desenvolvimento de sistemas que pudessem aprender por si só e o aprimoramento da Teoria Logística. Como no caso do programa General Problem Solver (1957), um programa que desenvolvia Teoria Logística capaz de resolver uma vasta quantidade de problemas de senso comum. Anos depois, a IBM contratou os desenvolvedores deste programa, para fundar o seu...
tracking img