Cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CMMI


IAGO FONSECA DA COSTA
GUILHERME SERATTI DE OLIVEIRA
GUILHERME SILVA CARVALHO
BRUNO SANTOS DO NASCIMENTO
JOÃO VITOR DE OLIVEIRA
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo mostrar como funciona o modelo de referência CMMI, pontuando sobre suas aplicações, detalhando seus níveis, e mostrando como e em quais empresas ele é normalmente aplicado.

Sumário

1 CMMI – Capability MaturityModel Integration 4
1.1 Por que usar o CMMI? 4
2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CMMI 5
2.1 Conceito de CMMI 5
2.2 Origem do CMM 6
3 CMMI 6
3.1 Finalidade do CMMI 7
3.2 Benefícios 7
3.2.1 Benefícios trazidas pelo CMMI no negócio 7
3.2.2 Benefícios técnicos trazidos pelo CMMI no negócio 8
3.3 Alguns pontos a serem trabalhados para a obtenção do CMMI 8
3.4 Etapas das avaliações para o CMMI 8
Oque é CMMI? 9
Onde utilizar o CMMI? 9
Por que utilizar o CMMI? 9
Níveis CMMI 9
4 CONCLUSÃO 10












1 CMMI – Capability Maturity Model Integration

É um modelo de referência que contém praticas necessárias para a maturidade em disciplinas específicas para a melhoria contínua de processo de desenvolvimento de software.
O CMMI não é uma metodologia ou um ciclo de vida doprojeto. O modelo que sugerimos é a representação contínua, que fornece a possibilidade de escolhas de áreas de processo específicas para a maturidade somente daquelas áreas. No caso, Planejamento de Projetos (PP), PMC (Monitoramento e Controle de Projeto), REQM (Gerência de Requisitos), MA (Medição e Análise), PPQA (Garantia da Qualidade de Processo e Produto), CM (Gerência de Configuração) e SAM(Gestão de acordo com fornecedores).

1.1 Por que usar o CMMI?

As exigências por demonstrações de controle das competências gerenciais operacionais e técnicas são cada vez mais intensas pelos contratantes de software, o que faz com que cada vez mais as prestadoras de serviço e software busquem essa competência, maturidade. Diante desse cenário, muitas entidades de padronização desenvolvem normase modelos que regem boas práticas para assegurar essas competências e o SEI (Software Engeneering Intitute) é uma delas. O SEI é o centro de pesquisa e desenvolvimento que propôs e mantém o modelo CMMI.

A adoção da metodologia CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos de software é muito comentada e requisitada.
CMMI é uma metodologia criada pela SEI (Software Engineering Institute)para ser uma guia destinada a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas, que já são consideradas efetivas, em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece uma guia para a implementação dessas melhorias.
O primeiropasso a ser dado é a identificação, por meio de um método definido pelo SEI (SCAMPI – SEI Members of the Assessment Method Integrated Team, 2001) e conduzido por um avaliador credenciado, do estágio em que a empresa se encontra no presente; uma vez que este denota um nível de maturidade a ser alcançado pelas empresas, visando ajudá-las no desenvolvimento e manutenção dos projetos de software,como também melhorar a capacidade de seus processos.
Após a verificação do estágio da empresa, verifica-se qual a próxima etapa a ser alcançada e quais as competências que devem ser adquiridas neste processo. Esta fase é importante, pois permite alcançar o sucesso e, consequentemente, melhoria na qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela área de tecnologia da Empresa.

O CMMI está divididoem cinco estágios:

1. Realização – Estágio inicial
2. Gerenciado – Gerenciamento de requisitos, planejamento de projeto, monitoramento e controle de projeto, gerenciamento de fornecedores, medição e análise, garantia da qualidade do processo e do produto, gerenciamento de configuração;
3. Definido – Desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração do produto, verificação e...
tracking img