O paradigma do ressuprimento enxuto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PARADIGMA DO RESSUPRIMENTO ENXUTO

Resumo:

Este artigo apresenta um estudo de caso conduzido numa empresa do ramo industrial, na qual a lógica do ressuprimento de materiais entre seu Centro de Distribuição e suas filiais comerciais era fortemente influenciada não apenas por metas de redução dos níveis de estoque, mas também pela percepção que o ressuprimento enxuto (Just in Time) é oestado da prática a ser adotado por todas as empresas.
Através de simulação em planilha eletrônica foi avaliado que o ressuprimento enxuto não era a lógica de menor custo total, levando a empresa a iniciar um gerenciamento de mudanças pela compreensão das origens e das implicações operacionais da filosofia Just in Time.Foi necessário compreender que a fragmentação do processo logístico pelacontabilidade tradicional não permite avaliar os trade-offs (aumento de custos em uma determinada área com o intuito de obter uma grande vantagem em relação as outras) existentes entre os custos de estoque e transporte. Neste sentido o artigo aborda de maneira integrada os conceitos de ressuprimento enxuto e análise de custo total da cadeia de suprimentos, bem como apresenta uma metodologia paradeterminação e adoção da lógica de ressuprimento mais adequada à estrutura de custos.

1. Introdução

Atualmente é grande o espaço dedicado ao ressuprimento Just in Time.
Por outro lado, novos sistemas de avaliação do desempenho financeiro, também com reconhecido destaque na literatura especializada como o EVA (Economic Value Added ou Valor Econômico Adicionado), defendem a contínuaredução do Capital Circulante Líquido como forma de manter a competitividade da empresa no longo prazo. A difusão em massa destas novas tendências no meio empresarial pode criar alguns vieses na gestão do fluxo de materiais da cadeia de suprimentos. Esta é a tônica principal que pretendemos explorar neste artigo, ao apresentarmos um estudo de caso de uma empresa do setor industrial.
Discorremos na seção2 sobre o paradigma do ressuprimento enxuto, suas origens e suas implicações sobre o trade-off de custos de estoque e transporte.
A seção 3 apresenta a empresa, sua inserção na cadeia de suprimentos, seus produtos principais, as diretrizes que regem a lógica atual de acionamento do fluxo de materiais e os principais problemas verificados atualmente.
A seção 4 comenta os resultados obtidos coma simulação em planilha Excel de políticas alternativas de transporte, interpretando-os à luz da abordagem do lote econômico, bem como de outros conceitos relevantes da área de logística empresarial, como a análise do custo total e a adequabilidade do ressuprimento enxuto restrita a algumas determinadas situações específicas.
A seção 5 conclui este artigo, apresentando uma metodologia de seisetapas principais que engloba todas as idéias discutidas ao longo do texto e objetiva auxiliar as empresas a avaliar sua atual gestão de materiais.

2. O Paradigma do Ressuprimento Enxuto: Origens e Conceitos
O regime de produção enxuta concebido hoje como Just in Time abrangeu um conjunto de vários procedimentos de manufatura, compras e distribuição adotadas pela Toyota para reestruturar seusistema produtivo no final da década de 40.
O objetivo básico na adoção destes procedimentos era produzir carros ao menor custo possível, tornando-os mais competitivos que os similares norte-americanos. A equipe de engenheiros de produção ao aperfeiçoar o processo de troca de moldes na prensagem de chapas de aço, descobriu que o custo por peça prensada era menor na produção de pequenos lotes doque no processamento de lotes imensos.
A produção de lotes pequenos eliminava os elevadíssimos custos de oportunidade de capital na manutenção de estoques de peças acabadas, comparativamente ao sistemas norte-americanos de produção em massa.
Ao reduzir o tempo de troca de moldes de um dia para três minutos, a equipe da Toyota deslocou o equilíbrio do trade-off entre o custo do processamento...
tracking img