Logistica e suprimetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2 Premissas e Paradigmas Históricos Relacionados à Logística e à Organização do Fluxo de Produtos

Existem algumas premissas (proposta que serve de base à conclusão) e paradigmas (modelo, padrão) relacionados à logística.
Dentre os paradigmas, destacamos o do custo total e da melhoria dos processos. E dentre as premissas, destacamos a do ressuprimento enxuto e da presença local.

1.2.1Paradigma do Custo Total

O custo total é definido como todos os gastos necessários para desenvolver as atividades logísticas.
O conceito de custo total é baseado no inter-relacionamento dos custos de suprimentos, produção e distribuição.
A analise do custo total envolve a otimização dos custos totais de transporte, armazenagem, inventário, processamento de pedidos e sistemas de informação e docusto decorrentes de lotes, ao mesmo tempo, tem como perspectiva os resultados econômicos como um sistema que se esforça para minimizar os custos totais, enquanto alcança um nível desejado de serviço ao cliente.
Em um ambiente competitivo, há a necessidade de melhorar cada vez mais o nível de serviço, não só aumentando, mas preferivelmente reduzindo o custo total.

1.2.2 Paradigma da Melhoriade Processos

O papel da logística antigamente era entregar produtos, alimentar linhas de produção com matéria prima. Hoje ela se integra estrategicamente às operações com o objetivo de reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e elevar a qualidade de serviço ao cliente.

1.2.3 Premissas do Ressuprimento Enxuto

Oressuprimento enxuto consiste na entrega de pequenas quantidades, com maior freqüência e no momento exato de sua necessidade.
A premissa do ressuprimento enxuto visa à redução de estoques, através de entregas mais freqüentes e diminuição dos lotes de compra e de fabricação.
É um conceito limitado, por considerar apenas as operações de abastecimento, que pode ser inadequado, por não avaliarcorretamente todas as tomadas de decisões, desconsiderando o aumento dos custos de transportes, e ineficiências provocadas nos sistemas de fornecedores e clientes, conflitos entre parceiros. Portanto, o ressuprimento enxuto não é uma política adequada para determinadas características do produto e da demanda.

1.2.4 Premissa da Presença Local

A premissa da presença determinava que uma empresa devessemanter instalações próximas aos clientes, para facilitar sua capacidade de suprimento, pois os serviços de transportes não eram confiáveis, ao ponto de comprometer os prazos de entrega.
Atualmente este premissa caiu por terra, pois os serviços de transporte estão em constante aperfeiçoamento e os tempos de entrega ficaram muito mais previsíveis. As tecnologias da informação reduziram o temponecessário para transmitir e processar as necessidades de seus clientes, permitindo em alguns casos, o monitoramento em tempo real do transporte de cargas.


1.3 Importância dos Trade-Offs de Custos para a Organização do Fluxo de Produtos
“Trade-off é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema, masacarreta outro, obrigando uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.”

O trade-off é normalmente conhecido como o principio das compensações, ou perdas ou ganhos.
Os trade-offs de custos entre duas ou mais atividades do processo logístico, quando claramente identificados, enquadram-se na categoria de custos relevantespara a tomada de decisão. Afirma-se com freqüência que um trade-off ocorre quando aumentos de custo numa determinada atividade são mais do que compensados por reduções de custos em outra atividade. Neste sentido o trade-off de custo constituem um importante elemento auxiliar para tomada de decisão, planejamento e controle da cadeia de suprimentos, fornece importantes informações para as decisões...
tracking img