O papiro de ciro (direitos humanos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cilindro de Ciro

Este cilindro conhecido como o "Cilindro de Ciro", é uma peça cilíndrica de terracota, da Babilônia, localizada entre 539 e 500 aC.

A peça é escrita em escrita cuneiforme, econtém uma declaração do rei Ciro, o Grande, da Pérsia (559-529 aC.).

Lá, o rei expôs suas conquistas e medidas políticas, que muitos consideram o valor humanista, e até mesmo ter chegado aconsiderar como a "Primeira Declaração dos Direitos Humanos".

Alguns argumentam que o Cilindro de Ciro, lançado em 539 aC por Ciro, o Grande é do império Aquemênida da Pérsia (antigo Irã) depois deconquistar a Babilônia, o primeiro documento de direitos humanos.

Nas Nações Unidas, foi traduzido em seis línguas, considerando antecessor da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Este cilindroé composto por duas partes, que estão no Museu Britânico, um de descoberta e uma que permaneceu exposta na Universidade de Yale por um tempo.

Você pode ver abaixo o texto do cilindro em sua traduçãopara o castelhano.

O edital do rei Ciro:

Uma imitação de Esagila manufaturados (sc. Nabonido) [...] em Ur e outros lugares de culto.
A ordenamiendo culto totalmente inadequado [...] recitadocoisa diária extremamente perversa e-submissão interrompidos ofertas regulares [...] colocados em lugares de culto. A devoção a Marduk, rei dos deuses, removido de sua mente.

Novamente e novamentefez o que era prejudicial para a sua cidade. Diariamente [...] destruíram todos os seus [assuntos] com jugo interminável.

Em resposta a suas queixas, o Enlil dos deuses (Marduk) estava muitoirritado [...] o território deles. Os deuses que viviam nelas deixaram suas casas, apesar de sua raiva (?) Trouxe para a Babilônia. Marduk [...], a todos os lugares, cujas habitações estavam em ruínas, e oshabitantes da Suméria e Akkad, que tinha se tornado como cadáveres, voltou sua mente e se tornou misericordioso. Ele olhou para todos os países (o) examinaram um príncipe procurou que se encaixam...
tracking img