Ia nos buscadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Google e Microsoft falam sobre IA
Peter Norvig, o chefe de pesquisa do Google, e Eric Horvitz, um ilustre cientista de pesquisa na Microsoft Research, são otimistas sobre o futuro das máquinas inteligentes. Google e Microsoft não dividem o palco freqüentemente, sendo cada vez mais ferozes concorrentes em áreas como pesquisa Web, mobile, e computador em nuvem. Mas os rivais podem concordar emalgumas coisas – como a importância da inteligência artificial para o futuro da tecnologia.

IA nos Buscadores


Peter Norvig, diretor de pesquisa do Google, e Eric Horvitz, um cientista ilustre na Microsoft Research, recentemente falaram juntos a uma audiência no Museu da História do Computador, em Palo Alto, Califórnia, sobre a promessa de Inteligência Artificial. Depois, a duplaconversou com o editor da Technology Review’s TI, Tom Simonite, sobre o que a Inteligência Artificial pode fazer hoje em dia, e o que eles pensam que será possível fazer amanhã. IA é um assunto complexo, e algumas respostas tem sido editadas para abreviar o assunto.



Entrevista Technology Review’s
TR: Vocês dois falaram no palco sobre como IA tem avançado nos últimos anos através do uso detécnicas de machine learning (arvore de decisão) que levam em grandes volumes de dados e calculam coisas do tipo como traduzir texto ou transcrever um discurso. E sobre as áreas que queremos que a IA ajude onde não existem muitos dados para aprender? Peter Norvig: o que estamos fazendo é como olhar debaixo do poste para as chaves que caíram, porque a luz está lá. Nós fizemos muito bem com texto e fala,porque não há muitos dados da natureza. Quebrar os elementos gramaticais das sentenças nunca ocorre naturalmente, talvez em alguma tarefa lingüística, então nós temos que aprender isso sem dados. Um dos meus colegas está tentando chegar lá olhando quais partes do texto online tem ligações – que podem sinalizar onde parte de uma sentença se encontra. Eric Horvitz: Eu sempre pensei que se você temum serviço de nuvem que grava cada discurso requerido e o que acontece depois – cada conversação em cada taxi em Pequim, por exemplo – pode ser possível ter IA para fazer tudo. Mais seriamente, se nós pudermos encontrar maneiras de capturar grande quantidade de dados e de uma forma de preservar a privacidade das pessoas, podemos tornar isso possível.

Entrevista Technology Review’s
TR: Não édifícil usar uma machine learning se os dados de estudo não estiverem rotulados e explicados, para dar à IA uma “certeza” sobre de onde começar? Horvitz: Você não precisa disso para estar completamente rotulado. Uma área conhecida como aprendizado semi-supervisionado está nos mostrando que mesmo se 1% ou menos dos dados é marcado, você pode usar isto para entender o resto. Mas a falta de rótulosé um desafio. Uma solução é na realidade pagar às pessoas uma pequena quantia para ajudar um sistema com dados que não podem entender, fazendo micro tarefas como rotular imagens ou outras pequenas coisas. Eu penso que usando computação humana para ampliar a IA é realmente uma idéia rica. Outra possibilidade é construir sistemas que entendem o valor da informação, o que significa que eles podemcalcular automaticamente qual a próxima pergunta a fazer, ou como obter o máximo de valor de uma marca adicional ou um pedaço de informação fornecida por um humano.

Entrevista Technology Review’s
Norving: você não tem que falar tudo a um sistema de aprendizado. Há um tipo de aprendizado chamado aprendizado por reforço, na qual você só precisa dar uma recompensa ou punição no fim da tarefa.Por exemplo, você perdeu um jogo de damas e não foi dito onde você errou e você precisa aprender o que fazer para conseguir a recompensa na próxima vez.

Entrevista Technology Review’s
TR: Tudo isso é muito diferente de quando a IA começou, nos anos 50 e 60, quando pesquisadores fizeram previsões ousadas sobre como encontrar a capacidade humana e tentou criar regras de alto nível para criar...
tracking img