O papel do psicopedagogo diante da avaliação escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOYCE DE PAULA











O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DA AVALIAÇÃO ESCOLAR























FACULDADE BRASIL

CEPAN – CENTRO DE ENSINO PANORÂMICA



TAUBATÉ

2012

Joyce de Paula












O Papel do Psicopedagogo diante da avaliação escolar



























Faculdade Brasil Cepan– Centro de Ensino Panorâmica

Taubaté/ SP

2012

DEDICATÓRIA

 À Deus ...

            

“Sempre estiveste ao meu  lado, nas minhas fraquezas,

 nas minhas alegrias e tristezas, nas minhas desilusões,

 nas lutas, vitórias e derrotas”.

 
























EPÍGRAFE/ FICHA CATALOGRÁFICA


PAULA, J. de O Papel do Psicopedagogo diante daavaliação escolar. Pesquisador 1, 2012 – uma revisão bibliográfica / Joice de Paula – Taubaté, 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional, Faculdade Brasil CEPAN – Centro De Ensino Panorâmica.




Palavras chave: Dinamizar; Avaliação escolar; Consciência cidadã e decisões; Auto-reflexão; Conhecimento.













[pic]





PAULA,Joyce de O Papel do Psicopedagogo diante da avaliação escolar - Uma revisão bibliográfica. 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional) – Faculdade Brasil CEPAN – Centro De Ensino Panorâmica.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

▪ OMS – Organização Mundial de Saúde






























RESUMO

Avaliar édinamizar oportunidades de auto-reflexão, num acompanhamento permanente do professor. O professor deve assumir a responsabilidade de refletir sobre toda a produção do conhecimento do aluno, promovendo o movimento, favorecendo a iniciativa e a curiosidade no perguntar e no responder, construindo assim, novos saberes junto com o aluno. É preciso mudar muita coisa ainda no ensino brasileiro,principalmente a cabeça dos professores, pois estou convencido de que os professores que usam a avaliação de forma inadequada, só fazem isso porque não estão preparados. Tal desafio é ainda maior quando pensada como um instrumento de cidadania. Logo, discutir o papel da avaliação na construção e no desenvolvimento de uma consciência cidadã é importante para a tomada de decisões, para ética e para reflexãode um posicionamento crítico em função do mundo excludente e seletivo na qual estamos inseridos, visto que, na atual conjuntura os professores são desafiados constantemente pelo desconhecido e a renovação de suas práticas educacionais torna-se uma questão de “sobrevivência” da escola. Porém, esta renovação é complexa, devido a vários fatores. Dentre eles perpassam-se todos os aspectos da práticapedagógica (a necessidade de atualização dos profissionais de educação, a capacidade de contextualizar os conteúdos de ensino à realidade do educando, o fato de buscar promover a interdisciplinaridade - necessidade de articulação de conhecimento, evitando a fragmentação dos mesmos - a utilização de recursos didáticos, a fim de tornar as aulas dinâmicas e prazerosas etc).

 ABSTRACT

Rate is boosting opportunities for self-reflection, a continuous monitoring of the teacher. The teacher should take the responsibility to reflect on all production of the student's knowledge, promoting the movement, encouraging initiative and curiosity in asking and answering, thus building, new knowledge along with the student. You need to change a lot even in Brazilian education,especially head teachers, for I am convinced that teachers who use assessment improperly, only do so because they are not prepared. This challenge is even greater when thought of as an instrument of citizenship. Soon, discuss the role of evaluation in the construction and development of a social consciousness is important for decision making, for ethical reflection and a critical role in the...
tracking img